André Santana

Apresentado por Ana Clara Lima, Estrela da Casa está no ar há quase um mês na Globo e só se fala em outra coisa. Definitivamente, a nova aposta da emissora não demonstrou potencial para mexer com o público como outros realities.

Ana Clara apresentando o Estrela da Casa
Ana Clara apresentando o Estrela da Casa

A ideia era substituir o The Voice Brasil com um novo programa de mesma “pegada” do BBB. Porém, Estrela da Casa tem repercussão ainda mais baixa que o talent show das cadeiras giratórias, e também não se tornou uma grande fofoca, como acontece com o Big Brother.

Mesmo assim, a Globo pretende insistir no erro. Ao que tudo indica, Estrela da Casa deve ter uma segunda temporada em 2025.

Estrela da Casa terá segunda temporada?

Com audiência média em torno dos 12 pontos no Kantar Ibope Media, Estrela da Casa não empolgou. O programa está abaixo dos resultados alcançados pelo The Voice Brasil, que anotou média de 16,6 em sua última temporada, no ano passado.

Além disso, a repercussão também não é das maiores. Com isso, ficou a dúvida sobre a continuidade do programa “criado” por Boninho e Rodrigo Dourado. Mas, ao que tudo indica, Estrela da Casa terá uma nova chance em 2025.

De acordo com o site Notícias da TV, o diretor geral dos Estúdios Globo, Amauri Soares, considera o resultado positivo. O programa é líder de audiência, um sucesso comercial e não precisa pagar royalties, já que se trata de um formato original. Sendo assim, Estrela da Casa deve ter uma segunda temporada.

A Globo vai mudar o Estrela da Casa?

A permanência do Estrela da Casa na programação até se justifica. Afinal, a Globo é conhecida por não jogar a toalha e insistir num novo projeto até alcançar o êxito esperado – ou não. O programa só seria descartado se perdesse a liderança ou não faturasse o suficiente, o que não é o caso.

Exemplo disso é Mestre do Sabor, outro formato “original” que a Globo lançou nos últimos anos. O programa nunca foi um sucesso, mas, como não perdeu a liderança e obteve bons resultados comerciais, seguiu na grade e emplacou três temporadas.

Estrela da Casa deve seguir caminho parecido. Mas não deve escapar de mudanças. Afinal, a Globo vai fazer de tudo para elevar a audiência do programa na próxima temporada e, para isso, a atração passará por ajustes. A direção deve avaliar o que deu certo e o que deu errado na primeira temporada para pensar em mudanças.

Globo insiste em erro

Ainda assim, parece claro que a Globo está insistindo num erro. Afinal, é questionável o canal apostar em dois formatos de confinamento no ano, emendando BBB e Estrela da Casa. Um acaba esvaziando o outro.

Por mais que Boninho e sua equipe tenham “disfarçado” bem, colocando a música como um diferencial, o Estrela da Casa, na prática, é um BBB com algumas adaptações. Até a casa é a mesma, dando ao público a impressão de que o reality show do primeiro semestre ainda não acabou.

É válida a tentativa da Globo de buscar novos caminhos para sua linha de shows. Mas abusar do formato de confinamento não parece a melhor saída. O BBB já demonstra sinais de desgaste, e o Estrela da Casa pode acelerar ainda mais este processo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor