NOVELAS

Globo terá que vencer maldição para emplacar o remake de Vale Tudo

11/04/2025 às 11h51

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Cauã Reymond e Bella Campos em Vale Tudo

O remake de Vale Tudo estreou recentemente e ainda não está alcançando os índices de audiência que a Globo esperava. Mas isso não significa que a novela não deu certo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o ano passado, a nova versão do clássico causa frisson entre os noveleiros. O que não faltam são entusiastas da ideia e os que são contra uma nova versão do clássico.

Mas este não é o único “problema” que a Globo está tendo que enfrentar. A emissora também precisa lidar com uma “maldição” que pode colocar a perder a novela escrita por Manuela Dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o remake de Vale Tudo é o carro-chefe das comemorações dos 60 anos da Globo, que acabaram unificados como 100 anos do Grupo Globo.

A emissora já apostou num remake para celebrar seu aniversário no passado, mas o resultado foi desastroso.

LEIA TAMBÉM:

Plano antigo

Tarcisio Meira em Irmãos Coragem
Tarcisio Meira em Irmãos Coragem

Trinta anos atrás, a Globo teve a mesmíssima ideia. Para celebrar seu aniversário de 30 anos, a emissora resolveu apostar numa nova versão de um de seus maiores clássicos: Irmãos Coragem, de Janete Clair, produzida originalmente em 1970.

A escolha se deu em razão da importância da produção. Na década de 1970, Irmãos Coragem alcançou um enorme sucesso e fez da telenovela uma produção também atrativa para os homens – até então, os folhetins eram vistos como entretenimento feminino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parecia um plano à prova de erros. A nova versão de Irmãos Coragem foi escrita por Dias Gomes, viúvo de Janete, e contou com um grande elenco, que incluía Marcos Palmeira, Letícia Sabatella, Laura Cardoso, Claudio Marzo e muitos outros.

Porém, a novela que celebraria os 30 anos da Globo se mostrou um grande equívoco.

Rejeição

Marcos Palmeira no remake de Irmãos Coragem
Marcos Palmeira no remake de Irmãos Coragem

A segunda versão de Irmãos Coragem já estreou numa data atípica: 2 de janeiro de 1995, em plena ressaca de ano novo.

A novela começou com respeitáveis 38 pontos de audiência, mas foi perdendo fôlego a cada dia.

Terminou com 32 pontos de média geral, seis a menos que a antecessora, Tropicaliente (1994).

Um dos motivos apontados para o desastre seria o horário equivocado. Irmãos Coragem era uma novela densa, pesada, que não combinava com o estilo “água com açúcar” característico das novelas das seis.

Além disso, houve um conflito de ideias entre o autor e o diretor Luiz Fernando Carvalho, que acabou afastado e substituído por Reynaldo Boury.

Por conta de tantos problemas, a novela não encantou o público e passou praticamente despercebida.

Irmãos Coragem acabou sendo encurtada e substituída por História de Amor (1995), que levantou a audiência do horário rapidamente.

Será que o remake de Vale Tudo vai escapar dessa espécie de maldição? Em breve saberemos.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.