Desde o início da semana passada, o público pode acompanhar a nova reprise de Mulheres Apaixonadas, sucesso produzido pela Globo em 2003. Quem espera rever a trama na íntegra, no entanto, terá de assinar o Globoplay

Mulheres Apaixonadas - Helena Ranaldi e Pedro Furtado
Divulgação / Globo

Não será nessa exibição na TV aberta que o clássico de Manoel Carlos passará completo. A emissora enviou para o Ministério da Justiça um pedido de classificação indicativa do folhetim; no documento disponibilizado pelo órgão consta a opção do canal por uma “versão editada”.

[anuncio_1]

Tesoura em ação

Mulheres Apaixonadas - Lavínia Vlasak e Nicola Siri
Gianne Carvalho / Globo

Em sua exibição original, às nove, Mulheres Apaixonadas foi transmitida como “não recomendada para menores de 14 anos”, algo que a direção da Globo parece querer evitar no horário da tarde.

Na atual reprise no Vale a Pena Ver de Novo, dessa vez ocupando a vaga deixada pelo hit O Rei do Gado (1996), o drama será transmitido como “não apropriado para menores de 12”.

Caso queira manter tal classificação durante toda a novela, a emissora terá de fazer cortes pontuais em sequências ousadas ou de violência presentes nos capítulos.

Apaixonadas e censuradas

Mulheres Apaixonadas - Christiane Torloni, Giulia Gam e Maria Padilha
Renato Rocha Miranda / Globo

No entanto, se a Globo quisesse, poderia transmitir a obra sem problema algum em suas tardes mesmo com o selo +14, uma vez que a obrigatoriedade de vincular determinadas classificações a horários preestabelecidos pelo MJ caiu em desuso.

Ou seja: a instituição governamental até recomenda que produtos com selo +12 sejam exibidos após às 20h e os +14 depois das 21h, mas não obriga as emissoras a fixarem produtos com tais selos nessas faixas.

Rival tira de letra

Sortilégio - Jacqueline Bracamontes e William Levy
Divulgação / Televisa

O SBT, por exemplo, depois de ter suas mexicanas do período vespertino reclassificadas, optou por transmiti-las sem cortes, no horário de sempre, mas com uma atribuição indicativa mais alta.

O canal, sempre questionado pelo público quanto aos cortes que aplicava nos produtos para adequação ao horário, vem reprisando vários títulos que passaram mutilados em suas primeiras transmissões, com sequências cortadas anteriormente, tudo graças à subida da classificação para 14 anos. É o caso, por exemplo, de Sortilégio.

Temas sensíveis

Mulheres Apaixonadas - Vanessa Gerbelli
Renato Rocha Miranda / Globo

Ao que tudo indica, a toda poderosa não quer que Mulheres Apaixonadas apresente o mesmo selo das tramas de sua concorrente, já que foi ela mesma quem decidiu enviar a telenovela para análise em uma versão previamente editada.

Para o governo, o produto apresenta conteúdo sexual, drogas lícitas e temas sensíveis. É bom recordar que a história aborda agressão à mulher, violência e alcoolismo. O parecer do MJ foi publicado na última terça-feira, 16 de maio de 2023.

Contudo, chama atenção a alegação por “temas sensíveis”, uma vez que todo e qualquer folhetim que se preze abordará situações delicadas do cotidiano. Fica o questionamento.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor