Globo surpreende e faz mudança na linha de sucessão de Terra e Paixão

Camila Morgado e Marcos Palmeira em Pantanal (Divulgação / Globo)

Camila Morgado e Marcos Palmeira em Pantanal (Divulgação / Globo)

Aos poucos, após dispensar vários de seus autores, a Globo vai colocando a fila das novelas das nove em ordem. Após definir o remake de Renascer (1993) como substituto de Terra e Paixão, a emissora já bateu o martelo e selecionou a história que virá na sequência do folhetim de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi, que será estrelado por nomes como Marcos Palmeira e Camila Morgado, que estiveram em Pantanal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Camila Morgado e Marcos Palmeira em Pantanal

Caberá a João Emanuel Carneiro a incumbência de assinar a trama das nove que virá a seguir. O autor de Avenida Brasil (2012) e Todas as Flores já trabalha em uma nova narrativa, que será dirigida por Carlos Araújo e tem como título, por enquanto, Mania de Você.

Com a decisão, fica indefinido o destino de O Grande Golpe, novela de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento. A novela foi aprovada para a faixa das nove, mas, até hoje, nunca obteve o sinal verde para sua produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Batido o martelo

João Emanuel Carneiro, autor de Avenida Brasil e Todas as Flores (João Cotta / Globo)

Recentemente, a direção da Globo definiu que Renascer será substituída por uma novela assinada por João Emanuel Carneiro e dirigida por Carlos Araújo. Trata-se da mesma dobradinha de Todas as Flores, êxito do Globoplay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Com isso, a fila de novelas das nove da emissora vai ficando mais organizada. Terra e Paixão vai ficar no ar até o dia 19 de janeiro de 2024, quando será substituída por Renascer. Mais uma vez, o autor Bruno Luperi assina a atualização de um texto clássico de seu avô, o veterano Benedito Ruy Barbosa.

Como se vê, a Globo não está disposta a errar mais na faixa das nove. Tanto que repetirá a fórmula de Pantanal (2022) ao resgatar mais um sucesso de Ruy Barbosa. Na sequência, engatará uma novela de Carneiro, bastante prestigiado após o sucesso de Todas as Flores.

Novela rejeitada

Ricardo Linhares (Renato Rocha Miranda / Globo)

Enquanto a Globo define a fila das novelas das nove, um projeto antigo segue indefinido. É o caso de O Grande Golpe, trama escrita por Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento que foi aprovada há anos, mas ainda aguarda uma confirmação para entrar em produção.

O projeto da dupla recebeu o sinal verde antes da pandemia. Porém, o adiamento das produções e as mudanças na direção de teledramaturgia da Globo – a saída de Silvio de Abreu e a chegada de José Luiz Villamarim – deixaram a trama numa espécie de stand by.

Nesse meio-tempo, outras novelas “furaram a fila”, como Pantanal, Travessia e Terra e Paixão. Enquanto isso, José Luiz Villamarim solicitou que os autores reescrevessem a sinopse de O Grande Golpe. Mais recentemente, Linhares foi chamado para supervisionar Fuzuê, que patina na faixa das sete.

Outra informação que pode deixar a situação da trama ainda mais complicada é o possível remake de Vale Tudo. Existem rumores de que a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères pode ganhar uma nova versão, assinada por Manuela Dias, e que o remake sucederia a trama de Carneiro na faixa das nove. A Globo, no entanto, ainda não confirma o remake de Vale Tudo.

 

Segue em produção

Nathalia Dill (Júlia) e Vladimir Brichta (Gui) em Rock Story (Divulgação / Globo)

Mesmo assim, durante o ano, foi informado que Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento estavam trabalhando na reescrita da sinopse de O Grande Golpe. De acordo com o site Notícias da TV, o texto foi bem avaliado, mas a direção da Globo deseja que a novela tenha tramas mais populares e mais próximas da realidade brasileira.

Depois disso, a dupla de novelistas, formada em Rock Story (2016), passou a discutir novas maneiras de contar a história que criaram. Linhares, inclusive, chegou a postar em suas redes sociais uma foto em que mostra um capítulo da trama no computador, indicando que ele segue trabalhando no enredo.

No entanto, são tantas as indefinições e adiamentos, que já é possível desconfiar que a Globo não está lá muito confiante no projeto. Será que O Grande Golpe sairá do papel algum dia?

Sair da versão mobile