André Santana

Com Travessia capengando no ar, a Globo já pensa nos detalhes de Terra Vermelha, título provisório da trama que a substituirá a partir de maio. Escrita por Walcyr Carrasco, a novela pode se tornar uma das mais longas produções das nove da Globo de todos os tempos e ficar no ar por quase um ano – fato semelhante foi visto em outras produções do autor, como Amor à Vida (foto abaixo).

Amor à Vida - Mateus Solano e Paolla Oliveira
Divulgação / Globo

A direção de dramaturgia da Globo trabalha com a hipótese de Terra Vermelha (ou Terra Bruta, conforme adiantamos recentemente) ter entre 239 e 245 capítulos. Caso o número elevado de episódios se confirme, o folhetim ficará no ar por cerca de nove meses, cedendo sua vaga para o remake de Renascer.

Tal planejamento causa surpresa, já que vai na contramão da atual política da emissora, que raramente exibe uma novela que ultrapassa os 170 capítulos. Pantanal, por exemplo, terminou com 167 capítulos. Já Travessia tem previstos 155 capítulos – um encurtamento foi estudado, mas logo descartado.

Falta de autores

Licia Manzo

Além de surfar num provável sucesso da trama de Walcyr, intenção da direção de dramaturgia da Globo seria ganhar mais tempo para definir as próximas novelas da faixa.

O principal motivo para a demora nesta definição é a falta de autores no horário mais nobre da Globo. Como o TV História já adiantou anteriormente, o canal não dispõe mais dos medalhões que ocuparam a faixa das nove nos últimos 20 anos, como Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Silvio de Abreu e Gilberto Braga.

Apostas recentes no horário, como Maria Adelaide Amaral, Manuela Dias e Lícia Manzo (foto acima), não devem voltar à faixa tão cedo. Tanto que a segunda já trabalha na continuação da série Justiça, enquanto a terceira tenta emplacar uma nova novela das seis. Assim, “sobram” apenas Gloria Perez, Walcyr Carrasco e João Emanuel Carneiro (foto abaixo), mas este último trabalha em Todas as Flores para o Globoplay.

João Emanuel Carneiro

Recentemente, Maria Helena Nascimento e Ricardo Linhares apresentaram a sinopse de O Grande Golpe para o horário das nove, mas o projeto não foi confirmado até agora. Dessa forma, optou-se pelo remake de Renascer.

“Super” Walcyr

Caso se confirme o número elevado de capítulos de Terra Vermelha, Walcyr Carrasco terá um árduo trabalho pela frente. Mas o autor deve estar acostumado com desafios neste sentido, já que assinou vários outros trabalhos longos na Globo.

Aliás, a mais longa novela das nove deste século é Amor à Vida, escrita por ele. A produção teve 221 capítulos, ficando no ar entre maio de 2013 e janeiro de 2014. Carrasco também é o autor de Caras & Bocas (2009), que fechou com nada menos que 232 capítulos.

Alma Gêmea (2005), Chocolate com Pimenta (2003), A Padroeira (2001) e O Cravo e a Rosa (2000), também foram longas: 227, 209, 215 e 221 capítulos, respectivamente. Até mesmo a inexpressiva Sete Pecados (2007) ultrapassou a marca dos 200 capítulos, finalizando com 207.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor