Uma das próximas novelas da Globo que será reexibida viveu um tremendo fuzuê nos bastidores. Mesmo sendo proibida de ser gravada e, consequentemente, de ir ao ar, Direito de Amar (1987) vai ser reprisada pela emissora, mas no seu canal pago, o Viva.
A trama, escrita por Walter Negrão, tornou-se um grande sucesso e ficou marcada por um reboliço entre a emissora e o sindicato dos atores naquela época.
Alegando que o canal estava ultrapassando o limite de tempo das gravações considerado como o ideal, o Sated-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio de Janeiro) impediu que o folhetim estreasse na programação da rede carioca.
A instituição impôs que os atores trabalhassem apenas seis horas por dia. A situação formou um imbróglio entre as partes, com a faixa das seis quase sendo cancelada.
Leia mais
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quase extinta
Para a obra estrear, a estação precisou recorrer a uma reprise emergencial de Locomotivas (1977), entre novembro de 1986 e fevereiro de 1987, para dar tempo até que o impasse chegasse ao fim.
Com isso, foram três meses sem um título inédito na faixa das 18 horas, que resistiu por um triz a um cancelamento, que quase ocorreu em definitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando Direito de Amar estreia no Viva?
O telespectador saudosista, no entanto, terá a terceira chance de acompanhar a produção 36 anos depois de sua primeira transmissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEÉ que Direito de Amar será a substituta de O Sexo dos Anjos (foto acima) no Viva. O êxito oitentista retornará em 4 de dezembro deste ano, na faixa das 14h40.
Será a segunda reprise da história ambientada no século 20. Protagonizada por Gloria Pires, Direito de Amar teve apenas uma reexibição na Globo, apesar de ter sido um grande sucesso no canal.
A trama narra a vida de Rosália (Gloria) e Adriano (Lauro Corona), jovens que se apaixonam à primeira vista depois de se encontrarem em um baile de máscaras. Na história, a moça será obrigada a se casar com o pai de seu amado, dificultando os apaixonados de viverem seu grande amor.