Primeira grande aposta da Globo na temporada 2023, a atual edição do BBB segue decepcionando. O reality show não vem repetindo o bom desempenho dos últimos anos, obrigando a direção do programa a quebrar a cabeça para trazer novidades e chacoalhar o game.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o principal produto de sua linha de shows em baixa, a emissora precisará de uma injeção de ânimo na faixa pós-novela das nove para reverter a fase ruim. Felizmente, o canal contará com um trunfo que tem tudo para ser a grande atração do ano.
Trata-se da novela Todas as Flores, que pode fazer a Globo voltar no tempo e recriar a faixa de novelas das dez, famosa por exibir, nos anos 1970, tramas como O Bem Amado, O Rebu, Gabriela, Saramandaia, entre outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sucesso no streaming
Escrita por João Emanuel Carneiro, Todas as Flores foi concebida para a faixa das nove do canal. Mas, numa mudança de estratégia encabeçada por Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim, o folhetim acabou realocado para o Globoplay. Em seu lugar, Travessia, de Gloria Perez, teve sua produção adiantada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com as mudanças, a emissora experimentou uma situação inédita em sua história: ao oferecer duas “novelas das nove”, o canal precisou lidar com um fracasso e um sucesso ao mesmo tempo. Na TV Globo, Travessia amarga baixa audiência e uma saraivada de críticas. Já no Globoplay, Todas as Flores se tornou campeã de visualizações e colecionou elogios.
A história de Zoé (Regina Casé, foto acima) e suas filhas Maíra (Sophie Charlotte) e Vanessa (Letícia Colin) caiu nas graças do público, fazendo de Todas as Flores um dos grandes sucessos da Globo no ano passado. Com isso, espera-se que a trama repita tamanho sucesso também no canal aberto.
Novela das dez ou das onze?
O BBB23 segue em baixa, o No Limite nunca foi um sucesso e a Globo, até o momento, não anunciou nenhum “arrasa-quarteirão” para sua linha de shows este ano. O espaço deve ser ocupado por séries do Globoplay, como Aruanas (foto acima) e Encantado’s, além de abrigar a anunciada nova fase do Linha Direta.
Ou seja, o canal tem bons produtos à disposição, mas nada arrebatador. Com isso, caberá a Todas as Flores ser o grande trunfo do horário. A novela deve ser exibida na TV aberta no segundo semestre, na faixa das 23 horas.
Na verdade, a obra está tão prestigiada que até já existe quem defenda que sua exibição na TV Globo aconteça num horário melhor, na faixa seguinte à novela das nove, conforme adiantou a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV.
Neste caso, Todas as Flores se tornaria a “novela das dez”, empurrando para mais tarde os demais programas da linha de shows.
Esperado sucesso
Independentemente se a trama ocupará a faixa das 22h ou 23h, fato é que a Globo tem na novela de João Emanuel Carneiro (foto acima) sua última esperança no sentido de ter um produto realmente forte no horário posterior à novela das nove. Seu provável sucesso soará como “redenção” num contexto em que os reality shows perderam força.
Assim, Todas as Flores pode até mesmo ressignificar a dramaturgia da emissora carioca. Afinal, até pouco tempo atrás, a linha de shows da Globo era formada basicamente por séries e humorísticos. Mas, nos últimos anos, os reality shows passaram a dominar o horário.
Ao que tudo indica, os realities já enfrentam um severo cansaço junto ao público. Assim, o possível sucesso de Todas as Flores pode marcar o renascimento da dramaturgia da Globo no horário.