Paraíso Tropical (2007) não alcançou as expectativas da Globo em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo. Por isso, o canal aposta agora num repeteco praticamente à prova de erros e escalou Alma Gêmea (2005) para substituí-la.

Alessandra Negrini e Fábio Assunção em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini e Fábio Assunção em Paraíso Tropical

A confiança do canal no clássico de Walcyr Carrasco é tanta que a emissora vai promover uma verdadeira maratona da saga de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis), mudando o tradicional esquema de exibição dos capítulos.

A Globo apostará em episódios enormes de Alma Gêmea, na tentativa de elevar a audiência do horário. A ideia do canal é fazer de Alma Gêmea uma alavanca ao horário nobre, beneficiando as audiências de No Rancho Fundo, Família é Tudo e Renascer.

Quando estreia Alma Gêmea na Globo?

Na tentativa de reverter a queda de audiência de seu final de tarde, a Globo decidiu encurtar a reprise de Paraíso Tropical. A princípio, a trama iria até junho, mas o canal abreviou o folhetim, que chega ao final em 3 de maio.

Em sua última semana, Paraíso Tropical dividirá o horário com a primeira semana de Alma Gêmea, que começa em 29 de abril. Deste modo, em 6 de maio, a novela de Walcyr Carrasco segue sozinha no Vale a Pena Ver de Novo.

A partir daí, a Globo vai apostar em capítulos enormes de Alma Gêmea. De acordo com o site TV Pop, a reprise deve começar sempre às 17h em ponto, indo até 18h30. A estratégia seria condensar até três capítulos em um.

Aposta alta

Priscila Fantin e Elizabeth Savalla em Alma Gêmea
Priscila Fantin e Elizabeth Savalla em Alma Gêmea

Ao fixar Alma Gêmea às 17h em ponto, a Globo sinaliza que confia bastante no potencial da reprise. Afinal, Paraíso Tropical e suas antecessoras tinham horários “flutuantes”, a depender do filme exibido antes na Sessão da Tarde. Em alguns dias, a novela chega a começar às 17h20.

Além disso, ainda segundo o TV Pop, a emissora abrirá quatro intervalos comerciais nos capítulos, com exceção das quartas-feiras, que terão capítulos menores e apenas três intervalos.

Deste modo, com capítulos bem maiores que os da exibição original, a reprise de Alma Gêmea deve somar 130 episódios – contra os 227 originais. Com isso, a previsão é que a novela fique no ar até 25 de outubro, com menos de seis meses de exibição.

Reforço na programação

A escolha por Alma Gêmea pela Globo, por si só, já mostra que o canal está disposto a tudo para recuperar a audiência perdida. Tanto que a emissora quebrou uma regra que ela mesma havia criado, ao determinar que o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo de tramas das 21h, enquanto novelas das 18h e 19h entrariam na Edição Especial.

Além disso, havia rumores de que a Globo estaria evitando novelas de temática espírita para não afugentar o público evangélico, entendendo que ele será maioria da população brasileira num futuro próximo. Porém, o canal sempre negou que tenha baixado tal determinação.

Fenômeno em 2005 e última novela de enorme audiência da faixa das 18h, Alma Gêmea é considerada um “arrasa-quarteirão”. Por isso, será usada pela Globo como arma para alavancar o horário nobre, que andava em baixa com Paraíso Tropical, Elas por Elas e Fuzuê.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor