Na última segunda, a Globo estreou Família é Tudo, trama de Daniel Ortiz que substituiu Fuzuê e conta com nomes como Rafa Kalimann (foto abaixo) no elenco. Junto com isso, a emissora decidiu fazer uma mudança na linha de sucessão da faixa das sete.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A princípio, a trama seguinte seria Conta Comigo, de Mauro Wilson. A trama mostraria a dramática trajetória da mocinha Íris, vítima do abuso do marido, o poderoso Túlio Alcaraz. Ela foge com os filhos para o Vidigal, onde é acolhida pela família Anjo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a emissora mudou de ideia e optou por cancelar a produção. No lugar, escalou Claudia Souto, autora de Pega Pega (2017), para assinar a próxima novela das sete.
Globo cancela nova novela das sete
A Globo chegou a anunciar Conta Comigo oficialmente no Upfront realizado em outubro de 2023. No evento, que aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, a emissora apresentou ao mercado as novidades da programação 2024.
No plano comercial do horário das sete divulgado no lançamento já constava Conta Comigo, que apareceu como substituta de Família é Tudo – na época ainda chamada de A Vovó Sumiu. A trama já tinha até data de estreia definida: 30 de setembro. Porém, o folhetim foi engavetado.
A novela marcaria a volta de Mauro Wilson, autor que estreou como titular em folhetins em Quanto Mais Vida, Melhor! (2021). A trama registrou baixos índices de audiência, mas a direção da emissora entendeu que a culpa pelo fiasco não foi do autor, mas das circunstâncias, já que a novela precisou ir ao ar totalmente gravada por conta da pandemia de Covid-19.
Conta Comigo contaria a história de Íris, que foge para o Vidigal após sofrer com os maus tratos do marido, Túlio Algaraz. Lá, Íris encontra Rafael, seu grande amor. Ela, porém, tem que lidar com a perseguição do ex-marido, que toma a guarda das crianças e transforma sua vida num inferno.
A certa altura da história, Íris dá a volta por cima decidia a fazer sucesso com sua grife e luta para conseguir os filhos de volta, além de fazer Túlio pagar pelas maldades que cometeu.
Motivo da mudança
De acordo com informações do site Notícias da TV, a Globo, inicialmente, havia decidido adiar a novela de Mauro Wilson por causa das eleições municipais, que vão acontecer em outubro.
Isso porque o marido da protagonista, Túlio Alcaraz, é justamente um prefeito corrupto que usa seu poder para manipular a Justiça, além de cometer uma série de outros crimes. Como a estreia de Conta Comigo aconteceria a poucos dias das eleições, a emissora preferiu não arriscar ao colocar no ar a trama com um enredo que envolve temas políticos para evitar uma possível dor de cabeça.
Porém, de acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, a Globo decidiu não apenas adiar, mas cancelar a novela de vez. A emissora desistiu de produzir Conta Comigo e já teria solicitado ao autor Mauro Wilson que apresente uma nova sinopse.
Substituta é escolhida
E a substituta já foi definida. A novela que ocupará o horário das sete no lugar de Conta Comigo após o término de Família é Tudo, em setembro, será uma nova trama de Claudia Souto.
A autora, responsável por folhetins como Pega Pega (2017) e Cara e Coragem (2022), voltará à faixa das 19h com uma história que terá como cenário principal uma empresa de ônibus. A protagonista, inclusive, será filha de um motorista.
A Globo vem cancelando várias novelas ultimamente. Nos últimos meses, a autora Lícia Manzo e a dupla Maria Helena Nascimento e Ricardo Linhares passaram pela mesma situação. Primeiro, a Globo cancelou O País de Alice, assinada por Lícia. Depois, a emissora engavetou O Grande Golpe, escrita por Maria Helena e Linhares, que já havia sido adiada várias vezes.