Globo surpreende e anuncia volta de novela de 54 anos atrás
05/03/2024 às 13h25
A Globo já tem acertada a data para a volta de uma das novelas mais marcantes de sua história: Irmãos Coragem (1970). A emissora estabeleceu um calendário e firmou uma fila para o retorno de suas tramas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há quatro anos, a Globo iniciou o Projeto Resgate, que tem como objetivo disponibilizar ao público obras de seu acervo por meio do Globoplay, além de fazer a preservação da história da dramaturgia.
Um dos entusiastas não só dessa ideia, mas também de outros projetos de resgate das novelas – como o Fragmentos -, Erick Brêtas deixou a empresa, onde ocupava o cargo de Diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos. No entanto, o projeto continuará.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novela mais antiga da Globo tem retorno decretado
LEIA TAMBÉM:
● Saudade? Última novela da Globo a marcar 40 pontos terminava há cinco anos
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de segunda, 25 de novembro
● Tem chão: saiba quando Clarice vai recuperar a memória em Garota do Momento
Após o anúncio da saída do executivo da Globo e também do comando do Globoplay, muito se questionou a continuidade do Projeto Resgate, já que a família Marinho nomeou Manuel Belmar – nome ligado à área financeira – para ocupar o cargo.
Brêtas, no entanto, usou seu perfil nas redes sociais para tranquilizar o público fã de novela. Ele contou que antes de deixar o cargo já fechou a lista de todas as obras antigas que entrarão no catálogo do Globoplay em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ainda anunciou a volta de Irmãos Coragem para 2027. A trama escrita por Janete Clair e exibida originalmente em 1970 é o título mais antigo preservado pela Globo.
“A lista de novelas a serem resgatadas está fechada, por isso a gente sabe que o projeto será concluído em 2027. A ordem de cada uma delas está definida para 2024. A partir daí, não. Mas Irmãos Coragem está escalada para encerrar o projeto por ser a mais antiga do acervo”, explicou.
Versão mais curta
Exibida entre 8 de junho de 1970 e 12 de junho de 1971, a trama protagonizada por Tarcísio Meira, Claudio Marzo e Claudio Cavalcanti conta com 328 capítulos. No entanto, a versão preservada é um compacto, com menos capítulos.
“Os 133 capítulos do compacto da edição original de 1970 [de Irmãos Coragem]. É a sobrevivente mais antiga do acervo”, disse o executivo.
Resgate de novelas garantido na Globo
Além de garantir a chegada da novela ao Globoplay, Erick Brêtas também fez questão de tranquilizar o público a respeito da continuidade dos projetos de resgate do acervo da Globo sob o comando da nova gestão.
“Vai dar tudo certo, não se preocupem. Todo mundo ama esses projetos na Globo. Quando mostrei o vídeo do ‘Fragmentos’ na reunião de Conselho, todo mundo se emocionou. Os maiores inimigos da recuperação do acervo são direitos não liberados e mofo nas fitas”, afirmou ele.
Com isso, todas as obras de sua dramaturgia que a Globo conseguiu preservar ao longo das últimas décadas estarão disponíveis no Globoplay em até três anos, com a última sendo a primeira versão de Irmãos Coragem.