Atual novela das nove da Globo, Renascer é uma nova versão de um grande sucesso de 1993. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama tem um desfecho memorável, considerado por muitos como o mais emocionante da teledramaturgia brasileira.

Juan Paiva em Renascer
Juan Paiva em Renascer

Porém, a sequência em questão não poderá ser reproduzida do mesmo jeito em 2024. A Globo se vê obrigada a mudar a cena que envolve José Inocêncio (Marcos Palmeira), João Pedro (Juan Paiva) e o jequitibá-rei onde o protagonista fincou seu facão.

[anuncio_1]

Promessa ao pé do jequitibá

Marcos Palmeira como João Pedro em Renascer
Marcos Palmeira como João Pedro em Renascer

Em Renascer, o protagonista José Inocêncio chega à zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia, e finca seu facão aos pés de um frondoso jequitibá. Ali, ele promete não morrer enquanto o objeto estiver fincado à árvore, num pacto que o acompanha ao longo de toda a novela.

No final, o pacto se torna peça-chave para o desfecho da jornada de José Inocêncio. Ao ver o pai debilitado e desejando reencontrar Maria Santa (Patrícia França/Duda Santos) em outro plano, João Pedro retira o facão do jequitibá. Em seguida, ele se despede do pai, que finalmente pede perdão ao herdeiro e morre.

Antonio Fagundes (Inocêncio) e Marcos Palmeira (João Pedro) estrelaram a cena original, que foi carregada de emoção. A sequência deve ser refeita no final da atual versão, agora com Marcos Palmeira no papel do patriarca e Juan Paiva como o filho enjeitado.

 

[anuncio_2]

Mudança

Humberto Carrão em Renascer
Humberto Carrão em Renascer (divulgação/Globo)

Porém, a Globo terá que fazer mudanças no final da atual versão de Renascer. Isso porque o jequitibá-rei que aparece nas cenas de 1993 não existe mais. A árvore da primeira versão ficava localizada no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), e era considerada a árvore mais antiga do Brasil, com mais de 3 mil anos.

No entanto, ela acabou morrendo ao ser atingida por um raio. Isso obrigou a Globo a procurar outro jequitibá para utilizar no remake de Renascer. A nova árvore é um jequitibá-rosa de quase 40 metros de altura, 6 de diâmetro e 19 de circunferência, que fica no Parque dos Três Picos em Cachoeiras do Macacu, no Rio de Janeiro.

É esse o jequitibá que apareceu na primeira cena de Renascer, quando o José Inocêncio de Humberto Carrão finca seu facão e faz seu famoso pacto. A árvore seguirá aparecendo ao longo da novela e terá papel fundamental no final da trama.

[anuncio_3]

Ator emocionado

Renascer - Antonio Fagundes
Antonio Fagundes em Renascer (Divulgação / Globo)

A cena final de José Inocêncio já estava na cabeça de Benedito Ruy Barbosa desde a concepção de Renascer. Tanto que o autor convenceu Antonio Fagundes a aceitar atuar na trama depois de revelar a ele como seria a sequência final.

“Choramos os dois! Eu sabia, naquele jantar, que Renascer seria uma novela maravilhosa. E o Benedito passou aquela emoção para mim. E eu não errei, foi uma novela extraordinária. Aliás, acho que o autor com quem mais trabalhei na TV Globo foi com o Benedito Ruy Barbosa. Fiz novela, minissérie, um monte de coisa”, lembrou Fagundes ao podcast Papo de Novela, do GShow.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor