Globo se esqueceu de promessa feita para os órfãos de Pantanal

Reprodução / Globo

Reprodução / Globo

Principal acerto da Globo na programação de 2022, o remake de Pantanal deixou saudades na emissora. A trama de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi foi bem-sucedida na missão de elevar a audiência da faixa das nove, mas a estreia de Travessia tratou de derrubar tudo logo em seguida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / Globo

Com isso, o canal não conseguiu “desapegar” da saga dos Leôncio. Tanto que chegou a cogitar a produção de um especial sobre a obra, justamente para fisgar o público que ficou órfão da trama rural. Mas, ao que tudo indica, essa ideia ficou apenas no campo da promessa.

“Pantanalizou”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sucesso de Pantanal foi tanto que a Globo praticamente “pantanalizou” no período em que o folhetim foi exibido. A trama repercutiu tão bem entre os espectadores e nas redes sociais que a emissora não quis ficar de fora da conversa e tratou de “enfiar” Pantanal em todos os seus programas.

Encontro, Mais Você, É de Casa, Caldeirão com Mion (foto acima), Domingão com Huck, Altas Horas… Todas as atrações de variedades da Globo surfaram no sucesso de Pantanal, promovendo uma “overdose” do assunto na grade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Assim, quando a novela chegou ao fim, o assunto se encerrou, certo? Mais ou menos… O fiasco de Travessia fez o público sentir ainda mais saudades do folhetim estrelado por Marcos Palmeira. Tanto que o interesse sobre a obra se manteve, tanto nas redes sociais quanto no Globoplay. Na plataforma de streaming, Pantanal permaneceu bastante tempo entre os produtos mais consumidos, mesmo após o seu fim na TV.

Isso animou a Globo a produzir um especial sobre a obra. A ideia era reunir cenas de bastidores, sequências inéditas, entrevistas, enfim. Algo como uma mistura entre documentário e making-of que agradasse aos fãs do folhetim.

Cenas cortadas

A possibilidade de a emissora produzir um especial sobre Pantanal foi divulgada por Patrícia Kogut, colunista de O Globo. De acordo com a jornalista, a ideia surgiu depois que o canal percebeu que o interesse do público sobre a novela continuava alto, mesmo com a trama já fora do ar.

Uma cena cortada do capítulo final foi postada nas redes sociais da emissora e causou forte comoção entre os fãs. Trata-se da sequência em que Filó (Dira Paes, na foto acima) sofre ao encontrar José Leôncio (Marcos Palmeira) sem vida, no sofá, agarrado ao retrato do Velho do Rio (Osmar Prado).

Embora tenha sido divulgada pela Globo, a cena não foi ao ar no último capítulo da novela. Com isso, ela ganhou bastante engajamento nas redes sociais, com muitos fãs reclamando do corte da sequência. Foi aí que a emissora percebeu que cenas inéditas poderiam render um programa especial, feito justamente para afagar os admiradores da trama.

Não rolou

Reprodução / Globo

Ainda segundo Kogut, o canal estava empolgado para fazer um especial de Pantanal logo que a novela chegou ao fim. A produção, inclusive, poderia ser exibida pela TV Globo até o final de 2022, ou ser lançada no Globoplay. Mas, meses depois, nada aconteceu.

Ao que tudo indica, o especial ficou apenas na intenção. Meses após o fim de Pantanal, a empolgação fatalmente diminuiu e, portanto, não faria muito sentido produzir algo assim tanto tempo depois. Deve ter sido apenas uma euforia causada pelo “luto”.

Sair da versão mobile