André Santana

Fazendo de tudo para elevar a audiência de Terra e Paixão, a Globo apelou para uma espécie de relançamento da novela de Walcyr Carrasco. Há alguns dias, o canal vem exibindo um chamadão que adianta a prometida grande virada no enredo.

Terra e Paixão - Cauã Reymond
Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

A nova campanha, parece, surtiu efeito, já que a trama ganhou alguma repercussão e até viu os índices de audiência crescerem. Porém, apesar do êxito, a novela ainda segue caminhando a passos de tartaruga. Será que a Globo não desperdiçou uma oportunidade de ouro?

[anuncio_1]

Fortes emoções

Terra e Paixão - Gloria Pires
Gloria Pires como Irene em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

A Globo apostou no spoiler para alavancar Terra e Paixão. A chamada de relançamento da trama das nove adianta sequências que só devem ir ao ar na semana que vem. Com isso, a campanha conseguiu alcançar seu primeiro objetivo: chamar a atenção do público.

Entre as cenas mais impactantes exibidas, está a morte de Daniel (Johnny Massaro), a revolta de Irene (Gloria Pires) e os embates da vilã com Caio (Cauã Reymond) e Aline (Barbara Reis). A megera, inclusive, aparece meio ensandecida, mandando botar fogo na plantação da heroína.

Mas os capítulos exibidos após o início da veiculação do “chamadão” ainda estão mornos. Na verdade, praticamente tudo o que foi mostrado só começa, de fato, nesta quinta-feira (6). Por enquanto, o ritmo de Terra e Paixão continua devagar quase parando.

Desperdício

Johnny Massaro (Daniel) e Barbara Reis (Aline) em Terra e Paixão
Johnny Massaro (Daniel) e Barbara Reis (Aline) em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Sendo assim, não seria um desperdício lançar uma campanha tão bem-feita ainda faltando tantos capítulos para a prometida virada? Afinal, quem decidiu dar uma chance à novela após assistir à campanha deve ter se decepcionado com o que encontrou.

Os capítulos desta semana, até aqui, ficaram muito focados na revelação do romance secreto entre Daniel e Aline. Caio, finalmente, declarou seu amor à mocinha, mas se decepcionou ao descobrir a verdade.

A revelação, claro, faz parte da prometida virada. É a partir desta “disputa” entre os irmãos que os fatos que levam à morte de Daniel começam a desenrolar. Porém, ao mesmo tempo, essa revelação demorou a acontecer, deixando claro que Terra e Paixão pouco avançou de seu início até aqui.

[anuncio_3]

Virada necessária

Terra e Paixão - Tony Ramos
Tony Ramos como Antônio La Selva em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Mas, justiça seja feita, Walcyr Carrasco demonstra habilidade em ajustar os rumos de sua obra. Sim, a trama em si demorou demais a se desenrolar, com aquela insistência em falatórios sobre sucessão. Porém, ao que tudo indica, o ritmo já vem sendo modificado.

Aos poucos, o autor tem dado mais espaço às suas conhecidas “farofadas”, com seu humor rasteiro característico, e deixando de lado o tom mais sério que caracterizou as primeiras semanas da novela. Além disso, finalmente começou a desatar os nós no excesso de mistérios que pairava sobre a trama.

Assim, mesmo assumindo um risco ao apostar numa chamada que adianta bastante a narrativa, a Globo acertou ao jogar mais luz sobre a novela na tentativa de atrair um novo público para a história. A mudança de tom deve reter parte da audiência conquistada com este relançamento. Será que agora vai?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor