Globo se deu mal em tentativa de frear Silvio Santos: “Foi apelação”

Silvio Santos

Entre 1976, com a saída de Silvio Santos, e 1989, com a contratação de Fausto Silva, a Globo buscou inúmeras saídas para recuperar a audiência dominical, que seu antigo contratado levou, inicialmente, para a TVS e Tupi e, depois, para o SBT. Uma dessas tentativas envolveu usar as mesmas armas do concorrente, mas o resultado não foi o esperado.

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No dia 17 de julho de 1983, a Globo estreava o Domingo Bingo, na expectativa de atingir o público que comprava os carnês do Baú da Felicidade.

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A atração, comandada pelo radialista Paulo Giovanni e pela modelo Monique Evans, era exibida em pílulas, entre 14h30 e 19h, durante os demais programas mostrados pela emissora (Vídeo Show, Batalha dos Astros e A Festa é Nossa, entre outros).

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O formato, criado pelo matemático Oswald de Souza (foto abaixo), era simples: no cenário, havia a palavra “bingo”, contendo, também, as marcas de cinco patrocinadores (Doril, Arisco, Casas da Banha, Doriana e Monange).

Em cada uma das cinco rodadas, os apresentadores sorteavam a que letra corresponderia cada patrocinador e, em seguida, cinco cartas de telespectadores, que deviam acertar a ordem das marcas.

Caso o sorteado acertasse duas posições, fazia um duque e recebia uma quantia (100 mil cruzeiros); acertando três posições, fazia um terno e recebia ainda mais (300 mil cruzeiros); se acertasse as cinco combinações, recebia o maior prêmio (cinco milhões de cruzeiros). Se ninguém acertasse na rodada, o prêmio ia acumulando. Também eram sorteados automóveis zero quilômetro.

“Antes de criar o programa, a Globo fez uma pesquisa e concluiu que a maioria das pessoas não se interessava em ganhar prêmios como eletrodomésticos, apenas dinheiro e automóveis”, explicou o Jornal do Brasil de 10 julho de 1983.

“Se eu fosse mandar várias cartas, fixaria um nome na letra B e faria variações nas outras letras”, sugeriu o matemático, que fazia cálculos sobre o número provável de acertadores da Loteria Esportiva no Fantástico e até hoje é chamado para calcular probabilidades de títulos e rebaixamentos em campeonatos.

“Ele prevê uma média de mais de seis ganhadores por domingo (pelo menos um por rodada) e calcula que o prêmio máximo, o Domingo Bingo, deverá sair a cada 4,8 semanas, ou seja, praticamente um por mês e um total de 11 por ano. A possibilidade de as 25 pessoas sorteadas num domingo acertarem o Domingo Bingo é muito remota”, informou o JB.

“Se isso acontecer, perderei o emprego”, brincou Souza.

Não adiantou

A nova estratégia, no entanto, não surtiu efeito. “Apesar da boa vontade e da astúcia de trazer prêmios e competição, não há indícios ainda de sorte para os índices globais. Até pioraram e, muito, na Grande São Paulo”, informou o JB de 31 de julho.

Para se ter uma ideia, no domingo da estreia, das 12h às 18h, a Globo ficou com 16,6% no Ibope, contra 30% do SBT, na Grande São Paulo. A emissora chegou a marcar apenas 6%. No Rio, empate em 20%.

Além disso, a mídia criticou a Globo por copiar a distribuição de prêmios do SBT.

“Fazer Domingo Bingo, a meu ver, foi apelação. Foi tentar derrubar a outra emissora usando os esquemas da outra. Foi jogar com as mesmas armas. Foi duelo antigo e meio sem cabimento para um canal que já estava muito além dessas picuinhas, muito além deste tipo de insegurança, muito além desta faixa de programação. Enfim, sabe o velho ditado, vale direitinho agora para a Rede Globo: nunca diga desta água não beberei”, disparou Benevenuto Netto no JB da mesma data.

Com esses resultados, a iniciativa não durou muito tempo, sobrevivendo apenas por alguns meses.

De acordo com o guia de programação do jornal O Globo, o Domingo Bingo foi exibido até 11 de março de 1984. E a Globo continuou perdendo para o SBT por mais alguns anos aos domingos.

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