Globo se arrependeu de ceder artista à concorrente: “Está atrapalhando”

11/08/2023 às 9h55

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada
Antonio Fagundes e Grazi Massafera como Alberto e Paloma em Vai na Fé (João Cotta / Globo)

Antônio Fagundes é um dos maiores atores da nossa teledramaturgia e dono de personagens que marcaram época. Visto pela última vez na Globo em Bom Sucesso (2020), o versátil ator caminha com talento magistral entre o drama e o humor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antonio Fagundes e Grazi Massafera como Alberto e Paloma em Vai na Fé (João Cotta / Globo)

No início da década de 1990, o ator foi convidado para atuar na série Mundo da Lua, grande sucesso da TV Cultura. A emissora carioca emprestou o ator, mas acabou se arrependendo.

Professor e pai

Mundo da Lua (Reprodução / TV Cultura)

Após dar vida ao atrapalhado Caio Szimanski em Rainha da Sucata (1990), Fagundes foi convidado para fazer parte da série da Cultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criada por Flávio de Souza, Mundo da Lua mostrava a rotina de uma família de classe média de São Paulo, focando no garoto Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral), que usa um gravador para fugir dos problemas e imaginar uma solução para eles.

Fagundes foi escalado para viver Rogério Silva, professor, fotógrafo e paizão, sempre dando conselhos a Lucas e apoiando seu filho em vários momentos.

LEIA TAMBÉM:

O ator gostou da ideia e foi pedir a liberação para José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, na época todo-poderoso da Globo.

“Fui pedir ao Boni, que era quem mandava, e ele falou: ‘Vai, pode fazer!’ E eu fiz”, contou ao UOL em 6 de outubro de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Está atrapalhando a gente aqui!”

Boni (Reprodução / Web)

O programa também foi exibido na Globo durante as manhãs, mas o sucesso mesmo foi na Cultura, que via a audiência subir a cada episódio exibido. A forma inteligente, divertida e lúdica de explorar as dúvidas de uma criança agradou o público.

Leia também: Rancor: três vezes em que Galvão Bueno expôs mágoa com a Globo

Com o êxito do programa, Fagundes foi chamado para falar com Boni.

“O programa foi ao ar e logo depois, fui chamado. O Boni falou, ‘está dando muito ibope! Está atrapalhando a gente aqui’. O programa fazia muito sucesso e acabou chamando atenção, mas isso não impediu que me liberassem”, relatou o ator.

Além de Fagundes, a série contava com grande elenco: Gianfrancesco Guarnieri (Orlando Silva), Lucinha Lins (Roberta Silva e Kato), Etty Fraser (Iolanda Silva), Laura Cardoso (Dona Lila), Denise Fraga (Juliana Silva), além das participações Marisa Orth, Edson Celulari, Caio Blat, entre outros.

Duas caras

O Dono do Mundo - Antonio Fagundes e Malu Mader

Malu Mader e Antonio Fagundes em O Dono do Mundo (Divulgação / Globo)

Na época, Fagundes vivia o vilão inescrupuloso Felipe Barreto em O Dono do Mundo (1991). Um personagem não atrapalhava o outro, mostrando o talento e versatilidade do ator.

“Era um exercício fascinante como ator. Saía de um universo completamente malévolo para aquela coisa pura, gostosa e cheia de energia. Acabei emprestando o visual para o Rogério”.

Graças as reprises, até hoje ele é lembrado pelo seu papel na série e recorda com carinho as gravações.

“Ainda hoje, um número grande de crianças assistem ao ‘Mundo da Lua’ e sou reconhecido por elas como o pai do Lucas Silva e Silva. As gravações eram muito gostosas. Era uma turma maravilhosa no estúdio. O tempo de gravação era diferente. Não era a mesma rapidez da TV comercial. Era uma coisa mais caseira, familiar mesmo”.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.