CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das personagens preferidas do público de Terra e Paixão, Lucinda (Débora Falabella) passará por uma terrível situação na reta final da trama da Globo. A jovem, que é uma das mocinhas da novela criada por Walcyr Carrasco, entrará em coma após ser baleada na cabeça.
O sacrifício de Lucinda tem a ver com o arco de redenção que os autores de Terra e Paixão desenharam para Ramiro (Amaury Lorenzo). O capanga, que já cometeu inúmeros crimes, poderá escapar ileso ao fazer um acordo com Marino (Leandro Lima), que vai tentar de tudo para colocar Antônio (Tony Ramos) na cadeia.
Crimes e mais crimes
Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Antônio vai tocar o terror. O vilão chega a sequestrar Aline (Barbara Reis), que acaba sendo ajudada por Ramiro. Com isso, o fazendeiro dá uma coça no capanga e é levado preso por Marino. Furioso, Antônio consegue sua liberdade e decide se vingar do delegado.
O malvado contrata um matador para acabar com a vida de Lucinda. A presidente da cooperativa, então, leva um tiro na cabeça e fica em coma, entre a vida e a morte. Desesperado, Marino tentará todas as cartadas possíveis para prender Antônio definitivamente.
E é aí que entra Ramiro. Como o amado de Kelvin (Diego Martins) participou de vários crimes de Antônio, o delegado vai fazer o possível para convencer o capanga a entregar o patrão.
[anuncio_2]
Delação premiada
De acordo com o jornal O Globo, Marino vai procurar Ramiro na tentativa de convencê-lo a entregar Antônio. Kelvin ficará apreensivo, já que isso significará que o seu namorado terá que confessar seus crimes à polícia.
“Mas se o Ramiro abre a boca é ele quem vai ser preso”, diz o ex-garçom.
Porém, Marino deixa claro que nada vai acontecer com Ramiro se ele colaborar.
“Não. Eu vim aqui oferecer uma delação premiada. Nós temos que colocar Antônio La Selva na cadeia!”, responde o delegado.
Sem punição?
Ou seja, toda a trama envolvendo a tentativa de assassinato de Lucinda tem a ver com o arco de redenção de Ramiro. Afinal, os autores Walcyr Carrasco e Thelma Guedes criaram um problema para eles mesmos ao investir no romance entre Kelvin e o capanga dos La Selva. O casal caiu nas graças do público e separá-los iria decepcionar muita gente.
Por isso, Ramiro se transformou ao longo da trama. No início, ele era um capanga violento, que matava quem atravessasse o caminho de Antônio. Mas o amor por Kelvin o tornou uma pessoa melhor. Tanto que ele até passou a fazer terapia para entender seus próprios sentimentos. Seu arrependimento por ter cometido tantos crimes é evidente.
Deste modo, a oferta de Marino serve para contornar este problema. Ao optar por uma delação premiada, Ramiro deve entregar Antônio de vez para a polícia e, de quebra, vai escapar da cadeia. Isso garantiria seu final feliz ao lado de Kelvin.
Porém, trata-se de uma manobra questionável dos autores. Por mais que Ramiro tenha se transformado e se arrependido, nada apaga o que ele já fez. Deixá-lo totalmente impune seria uma irresponsabilidade de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.
Não seria a primeira vez
Mas vale lembrar que não seria a primeira vez que Walcyr Carrasco deixaria um vilão impune porque o personagem caiu nas graças do público. Isso aconteceu em Amor à Vida (2013) com Félix (Mateus Solano).
No início da trama, Félix era uma pessoa odiosa. Além de fazer de tudo para prejudicar a irmã Paloma (Paolla Oliveira), ele jogou a sobrinha ainda bebê em uma caçamba. Félix também planejou o assassinato de Atílio (Luis Mello). Ou seja, ele era um vilão terrível e muito perigoso.
Porém, como o personagem era popular, o autor Walcyr Carrasco o colocou numa trilha de redenção. Félix perdeu tudo, passou a levar uma vida simples vendendo hot dogs ao lado da mãe biológica Márcia (Elizabeth Savalla) e ainda conheceu o amor verdadeiro ao se apaixonar por Niko (Thiago Fragoso).
Assim, Félix saiu completamente impune de seus crimes. O ex-vilão terminou a novela feliz ao lado de seu grande amor e até fez as pazes com o pai, César (Antonio Fagundes), com quem brigou a novela toda.