Globo ressuscita primeira Buba em outro personagem de Renascer

Maria Luisa Mendonça em Renascer

Maria Luisa Mendonça em Renascer (Divulgação / Globo)

Responsável por escrever o remake de Renascer, o autor Bruno Luperi trará de volta a Buba original de outra forma. Isso acontecerá por meio da trajetória de Teca (Lívia Silva), que fará uma importante descoberta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maria Luisa Mendonça em Renascer (Divulgação / Globo)

Baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993, a atual novela das nove da Globo foi adaptada por Luperi — neto do novelista —, que promoveu algumas mudanças. Entre as alterações, estão o perfil de alguns personagens, que foram bastante modificados.

Uma delas foi Buba (Gabriela Medeiros), que passou a ser uma mulher trans, diferente da personagem vivida por Maria Luisa Mendonça na primeira versão do folhetim, que era hermafrodita — atualmente chamada de intersexo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Homenagem

Porém, o autor do remake decidiu trazer a antiga Buba de volta em outro personagem: o bebê de Teca. O filho da garota deve nascer em junho e será hermafrodita.

O primeiro a notar algo diferente na criança será José Augusto (Renan Monteiro), que perceberá e logo comunicará à família que, ao que tudo indica, a criança seja intersexo, ou seja: nasceu com características masculinas e femininas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Ele, então, dirá que o bebê precisará ser avaliado por um médico especialista, que acabará confirmando a suspeita.

“Suas suspeitas estavam corretas. Antigamente chamaríamos de hermafroditismo… Hoje em dia chamamos de intersexo, que é um conceito mais amplo e que engloba o hermafroditismo e também outras questões. Acho que podemos ir agilizando as questões de ordem mais burocráticas… Vocês precisam definir se a criança vai ser um menino ou menina”, falará o médico.

Buba se revolta

Gabriela Medeiros em Renascer

Após o comentário do médico, Buba se revoltará, mas o profissional explicará que a criança precisa de uma certidão de nascimento com o gênero correto, além de ter a cirurgia de redesignação genital marcada.

“Como assim a gente vai definir o que essa criança vai ser?”, questionará a psicóloga, chocada.

“E o que eu coloco na certidão? Nascide?”, debochará o médico.

Irritada, Buba pedirá que o bebê seja registrado como sexo ignorado, mas o médico não aprovará a sugestão.

“Olhe, dona… eu respeito a posição de vocês. Até porque é uma decisão da família… Mas, enquanto profissional, sugiro designarmos como sexo feminino desde já. É como diz um cirurgião amigo meu: ‘É mais fácil cavar um buraco que levantar um poste!’”, soltará ele.

Qual será o nome do bebê de Buba?

A revolta tomará conta de Buba, que discutirá com o médico e deixará o consultório junto com Augusto, Teca e o bebê.

A adolescente, que inicialmente pensava em dar o nome de José Venâncio (Rodrigo Simas) à criança, ficará confusa.

“Não faz sentido lutar para registrar essa criança intersexo como gênero ignorado e darmos um nome do sexo masculino…”, afirmará Augusto.

“É só procurar um nome com gênero neutro, tem vários: Sasha, Cris, Duda, Sam, Dominique…”, dirá Buba.

Teca, então, tomará uma decisão em Renascer. Ela avisará que seu bebê vai se chamar Cacau.

Autor(a):

Sair da versão mobile