Responsável por escrever o remake de Renascer, o autor Bruno Luperi trará de volta a Buba original de outra forma. Isso acontecerá por meio da trajetória de Teca (Lívia Silva), que fará uma importante descoberta.

Maria Luisa Mendonça em Renascer
Maria Luisa Mendonça em Renascer (Divulgação / Globo)

Baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993, a atual novela das nove da Globo foi adaptada por Luperi — neto do novelista —, que promoveu algumas mudanças. Entre as alterações, estão o perfil de alguns personagens, que foram bastante modificados.

Uma delas foi Buba (Gabriela Medeiros), que passou a ser uma mulher trans, diferente da personagem vivida por Maria Luisa Mendonça na primeira versão do folhetim, que era hermafrodita — atualmente chamada de intersexo.

Homenagem

Porém, o autor do remake decidiu trazer a antiga Buba de volta em outro personagem: o bebê de Teca. O filho da garota deve nascer em junho e será hermafrodita.

O primeiro a notar algo diferente na criança será José Augusto (Renan Monteiro), que perceberá e logo comunicará à família que, ao que tudo indica, a criança seja intersexo, ou seja: nasceu com características masculinas e femininas.

Ele, então, dirá que o bebê precisará ser avaliado por um médico especialista, que acabará confirmando a suspeita.

“Suas suspeitas estavam corretas. Antigamente chamaríamos de hermafroditismo… Hoje em dia chamamos de intersexo, que é um conceito mais amplo e que engloba o hermafroditismo e também outras questões. Acho que podemos ir agilizando as questões de ordem mais burocráticas… Vocês precisam definir se a criança vai ser um menino ou menina”, falará o médico.

Buba se revolta

Gabriela Medeiros em Renascer
Gabriela Medeiros em Renascer

Após o comentário do médico, Buba se revoltará, mas o profissional explicará que a criança precisa de uma certidão de nascimento com o gênero correto, além de ter a cirurgia de redesignação genital marcada.

“Como assim a gente vai definir o que essa criança vai ser?”, questionará a psicóloga, chocada.

“E o que eu coloco na certidão? Nascide?”, debochará o médico.

Irritada, Buba pedirá que o bebê seja registrado como sexo ignorado, mas o médico não aprovará a sugestão.

“Olhe, dona… eu respeito a posição de vocês. Até porque é uma decisão da família… Mas, enquanto profissional, sugiro designarmos como sexo feminino desde já. É como diz um cirurgião amigo meu: ‘É mais fácil cavar um buraco que levantar um poste!’”, soltará ele.

Qual será o nome do bebê de Buba?

A revolta tomará conta de Buba, que discutirá com o médico e deixará o consultório junto com Augusto, Teca e o bebê.

A adolescente, que inicialmente pensava em dar o nome de José Venâncio (Rodrigo Simas) à criança, ficará confusa.

“Não faz sentido lutar para registrar essa criança intersexo como gênero ignorado e darmos um nome do sexo masculino…”, afirmará Augusto.

“É só procurar um nome com gênero neutro, tem vários: Sasha, Cris, Duda, Sam, Dominique…”, dirá Buba.

Teca, então, tomará uma decisão em Renascer. Ela avisará que seu bebê vai se chamar Cacau.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.