Duh Secco

Em abril, o Globoplay vai resgatar a minissérie A Muralha (2000). Produzida pela Globo em meio às comemorações dos 500 anos do Brasil, a trama de Maria Adelaide Amaral arrebatou público e crítica; Tarcísio Meira, que marcou a produção na pele do cruel Dom Jerônimo, conquistou o APCA de Melhor Ator.

Guerra dos Sexos - Tarcísio Meira
Divulgação / Globo

Informações exclusivas obtidas pela coluna junto à Comunicação do streaming indicam também que Lado a Lado (2012), folhetim que colecionou elogios quando exibido às seis, será atualizado dentro do projeto Originalidade – que resgata características da exibição original, como vinhetas e padrão de imagem.

[anuncio_1]

Clássico da TV

A Muralha - Leandra Leal e Leonardo Brício
Divulgação / Globo

Baseada na obra de Dinah Silveira de Queiroz e escrita com a colaboração de João Emanuel Carneiro e Vincent Villari – de Todas as Flores, novela Original Globoplay que retorna mês que vem –, A Muralha acompanha os bandeirantes liderados por Dom Braz Olinto (Mauro Mendonça).

A família de Dom Braz sofre um abalo com a chegada de Beatriz (Leandra Leal). Ela vem de Portugal apenas para se casar com o primo Tiago (Leonardo Brício), alvo do interesse de Isabel (Alessandra Negrini), tão arredia e selvagem quanto os índios, escravizados por bandeirantes e portugueses.

A favor dos povos originários estão os padres jesuítas, como Miguel (Matheus Nachtergaele) e Simão (Paulo José). Falso beato, Dom Jerônimo posa de benfeitor diante dos padres, mas, na intimidade, despeja sua perversidade em Ana (Letícia Sabatella), judia que fugiu da Guerra Santa e acabou nas mãos do vilão.

Bastidores

A Muralha - Letícia Sabatella e Tarcísio Meira
Nelson Di Rago / Globo

Com direção artística de Denise Saraceni, A Muralha também contou com Vera Holtz, Alexandre Borges, Caco Ciocler, Regiane Alves, Pedro Paulo Rangel, Cláudia Ohana, Deborah Evelyn, Maria Maya, Stenio Garcia, Ada Chaseliov, André Gonçalves, Maria Luísa Mendonça, entre outros.

A última reapresentação da minissérie se deu em 2015, no Canal Viva. Agora, a produção entra para o catálogo do Globoplay, que promete resgatar uma obra do gênero por mês; Som e Fúria (2009), Desejo (1990) e Chiquinha Gonzaga (1999) foram disponibilizadas no primeiro trimestre.

Vale conferir

Lado a Lado - Camila Pitanga e Marjorie Estiano
João Paulo Cardeal / Globo

O projeto Originalidade, por sua vez, dá prosseguimento à atualização de títulos de 2012 com Lado a Lado. A novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga, com supervisão de Gilberto Braga, também garantiu prêmios, como o Emmy Internacional.

Em foco, a luta por amor e independência de Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano), duas mulheres de classes sociais diferentes e objetivos comuns, envolvidas com as transformações sociais do Rio de Janeiro do início do século XX.

O elenco reúne Lázaro Ramos, Thiago Fragoso, Patrícia Pillar, Sheron Menezzes, Milton Gonçalves, Rafael Cardoso, Cássio Gabus Mendes, Isabela Garcia, Alessandra Negrini, Werner Schünemann, Maria Padilha, entre outros.

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.