Até hoje, sobram trintões (e quarentões) que não perdoam Fátima Bernardes por ter ocupado o espaço da TV Globinho nas manhãs da Globo. De olho nos marmanjos saudosos, o Globoplay vem resgatando algumas animações que fizeram história na tradicional faixa de desenhos da emissora.
A novidade da vez é Digimon. O anime sobre os monstrinhos digitais entra no catálogo da plataforma em setembro, para a alegria das crianças grandes. A animação é um dos primeiros clássicos da TV Globinho, já que o desenho surgiu justamente quando o infantil dava os primeiros passos na programação do canal.
Alegria das manhãs
Digimon estreou na Globo em julho de 2000, no programa Férias Animadas. Tratava-se de uma atração provisória, que serviu como transição entre o fim do Angel Mix e a estreia de Bambuluá, que aconteceu em outubro daquele ano.
Foi dentro do Férias Animadas que a Globo passou a usar o título TV Globinho pela primeira vez. Depois disso, o selo virou um quadro do Bambuluá, até se tornar um programa solo em 2002.
Loira x loira
A animação japonesa foi comprada a peso de ouro pela Globo, que buscava um desenho de apelo para conter o sucesso que Pokémon fazia nas manhãs da Record, dentro do programa Eliana & Alegria.
Assim, uma verdadeira “batalha de monstrinhos” aconteceu na TV aberta, pois tanto Pokémon quanto Digimon trazia estranhas criaturas como protagonistas. Mesmo com enredos diferentes, a semelhança de nomes até confundia os mais desavisados.
Com seus desenhos, Eliana e Angélica disputavam a tapa a atenção das crianças, num intenso conflito pela liderança de audiência. As duas loiras, aliás, até emplacaram canções sobre seus desenhos.
Enquanto Eliana abria seu programa cantando o hit sobre Pikachu, Angélica aparecia na abertura de Digimon entoando os clássicos versos “Digimon, Digitais, Digimon são campeões! Eles vão se transformar para seu mundo salvar!”.
Esferas do dragão
Ao entrar no catálogo do Globoplay, Digimon fará companhia a Dragon Ball, outro desenho japonês que fez sucesso nos primeiros anos da TV Globinho. A animação foi exibida nas manhãs da Globo justo quando o bloco de desenhos virou atração solo.
Dragon Ball veio na esteira do sucesso de Dragon Ball Z, outro clássico do infantil da Globo. A animação mostra o protagonista Goku ainda criança, numa saga em busca das sete esferas do dragão que realiza um desejo a quem as une.
Nesta trajetória, Goku faz novos amigos e desenvolve seus poderes, até se tornar o grande lutador visto em Dragon Ball Z. Além destes primeiros “clássicos” da TV Globinho, o Globoplay disponibiliza outras animações que passaram pelo infantil, como Avatar e Pica Pau.