A Globo decepcionou o público e o próprio elenco de Família é Tudo ao mudar o nome da novela. Inicialmente, a trama de Daniel Ortiz se chamaria A Vovó Sumiu, título considerado mais original e divertido, e que teria mais a ver com a novela.

Nathalia Dill em Família é Tudo
Nathalia Dill em Família é Tudo

Mas, mesmo com a rejeição de todo mundo, a Globo vai insistir no erro. Tanto que a próxima novela das sete também passou por uma alteração parecida em seu título, mostrando que criatividade para batismo de folhetins está em baixa na emissora.

Escrita por Claudia Souto, a próxima produção das sete se chamaria Mão Dupla, título pouco batido e que tinha tudo a ver com a trama. Mas a Globo optou por mudar para o “genérico” Volta por Cima, expressão que poderia batizar qualquer filme da Sessão da Tarde.

Qual será a próxima novela das sete da Globo?

As primeiras notícias sobre a novela que substituirá Família é Tudo na Globo revelavam que a nova história assinada por Claudia Souto teria uma companhia de transportes como cenário principal. A mocinha, Madalena (Jéssica Ellen), é a filha de um motorista de ônibus.

Pouco tempo depois, foi revelado o nome provisório da trama: Mão Dupla. O título pareceu bastante adequado para uma novela que contará a história de um grupo de pessoas que se une depois de um acontecimento traumático dentro de um ônibus.

O título refere-se à orientação das vias em que os veículos podem circular nos dois sentidos. Além disso, faz referência à máxima “via de mão dupla”, usada como metáfora para indicar quando os dois lados de uma situação ou questão são tratados em conjunto. Ou seja, era um título carregado de significados.

Por que a Globo mudou o título da próxima novela das sete?

Claudia Souto
Claudia Souto

No entanto, recentemente foi divulgado que a Globo descartou o título provisório Mão Dupla. A emissora adotou Volta por Cima como o novo nome da história escrita por Claudia Souto.

A expressão também refere-se ao trânsito, o que faz relação com o cenário principal da novela. Além disso, também pode significar uma mudança para melhor, indicando que a história terá personagens que se transformarão.

Mas, apesar de também ter um significado adequado à novela, Volta por Cima é um título muito mais batido. É uma expressão genérica, que poderia batizar um longa-metragem “água com açúcar” ou qualquer outra novela. Não carrega originalidade.

Erro que se repete

Assim, a Globo acaba repetindo o mesmo erro de Família é Tudo. O título original A Vovó Sumiu era mais inusitado, divertido, e que revelava melhor o espírito da história escrita por Daniel Ortiz. Já Família é Tudo não quer dizer nada.

Tanto que o próprio elenco da novela admitiu que preferia o título original.

“Todo mundo amava o outro nome”, entregou Nathalia Dill, a Vênus da trama, durante a coletiva de lançamento da novela.

A Globo tem pecado pela falta de ousadia de suas novelas. E essa falta de ousadia começa pelos títulos das produções.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor