André Santana

O processo de transformação da Globo, que abriu mão de contratos fixos e passou a priorizar acordos por obra, acabou gerando um efeito colateral grave: a emissora precisou lidar com a desorganização de sua teledramaturgia, que enfrentou atrasos em razão de falta de profissionais à disposição.

Gloria Pires como Irene em Terra e Paixão
Gloria Pires como Irene em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Novelas como Amor Perfeito (2023), Terra e Paixão, Fuzuê e até Renascer, que estreia no ano que vem, tiveram dificuldades em fechar seus respectivos elencos.

Porém, isso não tem acontecido com Mania de Você, trama de João Emanuel Carneiro que só estreia no segundo semestre de 2024, mas já está com a escalação dos protagonistas bastante adiantada.

[anuncio_1]

Vem aí

Dom - Gabriel Leone
Gabriel Leone na série Dom (Reprodução / Prime Video)

Com o sucesso de Todas as Flores no Globoplay e na TV Globo, o autor João Emanuel Carneiro voltou prestigiado ao horário das 21 horas da emissora. O roteirista assinará Mania de Você, título provisório da novela que substituirá Renascer em 2024.

Renascer nem estreou ainda, mas Mania de Você já está com os trabalhos bastante adiantados. João Emanuel Carneiro e o diretor artístico Carlos Araújo já têm os principais nomes do elenco do folhetim.

Gabriel Leone, inicialmente convidado para viver o mocinho Franco, está confirmado como o vilão Mavi, de acordo com a coluna Play, do jornal O Globo. Já Chay Suede viverá o herói, que mudou de nome e agora se chamará Rudá. Enquanto isso, Taís Araújo foi convidada para viver a protagonista Viola, enquanto Paolla Oliveira é a mais cotada para encarnar Luna, a “amiga e rival” dela.

[anuncio_2]

Trabalhos adiantados

Camila Queiroz em Amor Perfeito
Camila Queiroz em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Ou seja, Renascer ainda nem estreou, mas a Globo já tem praticamente fechado o time de protagonistas de sua substituta. Tamanha antecedência mostra que a emissora está buscando superar sua recente desorganização.

Os exemplos recentes de atrasos são inúmeros. A equipe de Amor Perfeito, por exemplo, demorou bastante tempo até chegar ao nome de Camila Queiroz para viver a mocinha Marê. Antes dela, nomes como Bianca Bin e Juliana Paiva foram apontados. Alanis Guillen, inclusive, chegou a ser confirmada no papel, mas acabou retirada da produção.

Algo parecido aconteceu com Fuzuê. Antes de fechar os nomes de Giovana Cordeiro, Marina Ruy Barbosa e Nicolas Prattes como os protagonistas, a equipe da trama de Gustavo Reiz penou. Marina, inclusive, chegou a negar que faria a trama, enquanto Giovana foi convidada para testes após seu ótimo desempenho em Mar do Sertão (2022).

 

[anuncio_3]

Atrasos

Barbara Reis é Aline em Terra e Paixão
Barbara Reis é Aline em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Terra e Paixão foi outra produção que penou com os atrasos para fechar o time de atores. A mocinha Aline, por exemplo, teve Agatha Moreira e Larissa Nunes como prováveis intérpretes antes de se chegar ao nome de Barbara Reis.

Próxima novela das nove, Renascer também enfrentou atrasos na escalação. O nome de Theresa Fonseca, por exemplo, demorou bastante a ser anunciado como intérprete de Mariana, uma das personagens principais do folhetim.

Toda essa dificuldade tem a ver com o esvaziamento do banco de atores fixo que a Globo manteve por anos. Como a emissora é obrigada a buscar artistas no mercado, o processo de contratação se torna mais moroso.

Porém, ao que tudo indica, as coisas começam a entrar nos eixos novamente. O adiantamento da escalação de Mania de Você mostra que a Globo voltou a prezar pelo cronograma bem amarrado.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor