Globo queria famosos no primeiro BBB, mas desistiu por causa do SBT - TV História

Globo queria famosos no primeiro BBB, mas desistiu por causa do SBT

Whatsapp

Os famosos estão presentes no Camarote do BBB desde a edição passada, mas poderiam participar do reality show muito antes disso. Prestes a estrear o BBB, em 2002, a Globo cogitou colocar famosos dentro da casa, mas desistiu por causa do SBT, que usava o mesmo expediente na Casa dos Artistas, clone do formato.

Entre dezembro de 2001 e o início de janeiro de 2002, a mídia noticiou que a emissora fez diversas reuniões para definição do formato do Big Brother. A estreia, inclusive, chegou a ser cogitada para 17 de fevereiro, após o Carnaval daquele ano, mas o canal resolveu antecipar para 29 de janeiro. O receio era a estreia da Casa dos Artistas 2, que o SBT preparava após o êxito da primeira temporada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Na ideia da Globo, metade do elenco do primeiro BBB seria composto por famosos – “ou quase famosos”, como noticiou a Folha de S.Paulo de 10 de janeiro daquele ano.

“A cúpula da emissora descartou temporariamente, em reunião na segunda, a possibilidade de compor o elenco de Big Brother com famosos e anônimos. Parte da direção da emissora avalia que, sem famosos, o programa não terá o mesmo impacto, porque o SBT já explorou a fórmula. Com elenco misto, famosos eliminariam anônimos e vice-versa”, informou a reportagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Público preferia famosos

Alguns dias depois, em 13 de janeiro, a mesma Folha fez uma enquete com seus leitores perguntando se preferiam ver famosos ou anônimos no programa.

“Se depender do resultado da enquete, a Globo deve voltar a examinar a idéia de colocar também rostos conhecidos entre os concorrentes do Big Brother Brasil. Dos 2.353 leitores e internautas que responderam à enquete, 72% disseram preferir um programa com participantes conhecidos, informou o jornal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A Globo acabou optando por seguir o padrão internacional do reality, que previa apenas a participação de pessoas anônimas. Para acostumar o público, diversos nomes do elenco estrelado do canal participaram do programa, como Xuxa, Jô Soares e Chico Anysio, entre outros.

Famosos participando do BBB? Somente 18 anos depois mesmo, em 2020. E o novo formato já foi mantido em 2021.



Leia também