Globo quer “primeira versão” de Terra e Paixão no Vale a Pena Ver de Novo

17/02/2024 às 14h18

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Cauã Reymond e Barbara Reis em Terra e Paixão

Mesmo com audiência abaixo do esperado, a Globo ainda não deu sinais de que pretende abreviar a reprise de Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo. Com isso, o canal ainda não tem pressa para definir sua substituta, embora não faltem candidatas à vaga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cauã Reymond e Barbara Reis em Terra e Paixão

Cauã Reymond e Barbara Reis em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Um título que entrou na lista de possibilidades é O Outro Lado do Paraíso, um enorme sucesso escrito por Walcyr Carrasco em 2017. Porém, a trama guarda inúmeras semelhanças com Terra e Paixão, novela das nove do autor encerrada recentemente – nas redes sociais, muita gente indicava que se tratava de um remake disfarçado.

Por isso, talvez esse não seja o momento mais adequado para um repeteco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Forte candidata

Thumbnail Video Youtube

 

LEIA TAMBÉM:

A Globo ainda não bateu o martelo. No entanto, de acordo com o portal Notícias da TV, a direção da emissora já teria solicitado a edição de O Outro Lado do Paraíso, indicando que a novela pode ser reprisada em breve.

Por isso, por enquanto, o folhetim estrelado por Bianca Bin é o mais cotado para substituir Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo. A princípio, a reapresentação da novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares ainda vai até junho, mas esta data pode ser revista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um ponto a favor da novela é que O Outro Lado do Paraíso registrou a maior média de audiência dentre todas as tramas escritas por Walcyr Carrasco na faixa das 21h, à frente das festejadas Amor à Vida (2013) e A Dona do Pedaço (2019) – e beeem à frente de Terra e Paixão (2023)…

[anuncio_2]

Semelhanças

Thiago Fragoso e Bianca Bin - O Outro Lado do Paraíso

Thiago Fragoso e Bianca Bin em O Outro Lado do Paraíso (Reprodução / GShow)

Porém, a direção da Globo também precisa avaliar melhor se esse é o momento para uma reprise de O Outro Lado do Paraíso. Isso porque a novela tem muitas semelhanças com Terra e Paixão, que foi encerrada recentemente.

O Outro Lado do Paraíso conta a história da vingativa Clara (Bianca Bin), que é passada para trás pela vilã Sofia (Marieta Severo) e seus cúmplices. A vilã armou para dar fim à heroína e colocar as mãos em suas terras cheias de esmeraldas. Mas Clara consegue retornar e passa a se vingar de Sofia e de todos aqueles que tentaram eliminá-la.

Não muito diferente de Terra e Paixão, que chegou a apostar numa disputa de terras semelhante. Num determinado momento da novela, espectadores passaram a comparar Sofia e Irene (Gloria Pires), que também armou para tomar as terras da mocinha Aline (Barbara Reis), de olho na possibilidade de ali haver diamantes.

Até mesmo a trajetória das duas novelas são parecidas. O Outro Lado do Paraíso estreou derrubando a audiência da Globo, obrigando o autor Walcyr Carrasco a antecipar reviravoltas, reduzir o tom dramático e pisar fundo em sua conhecida “farofa”. Os resultados não demoraram para aparecer.

Armadilha

O Outro Lado do Paraíso

Gloria Pires e Bianca Bin em O Outro Lado do Paraíso

Considerando que a Globo pretende seguir sua própria regra e reservar o espaço do Vale a Pena Ver de Novo para tramas das 21h, até que a escolha por O Outro Lado do Paraíso faz sentido. A trama teve seus problemas, mas é uma história de inegável apelo popular, e se colocou como uma das novelas mais vistas dos anos 2010.

Porém, é sempre questionável a decisão da emissora de preferir tramas das 21h, que normalmente são mais densas e abusam da violência e das vilanias. Cabe lembrar que a vilã Sofia de O Outro Lado do Paraíso é lembrada até hoje por ter dado cabo da vida de seus inimigos a golpes de tesoura.

Melhor seria se a emissora voltasse a apostar, também, em tramas das 18h e 19h no horário, o que ampliaria as possibilidades e abriria caminho para o retorno de sucessos que o canal acabou deixando esquecidos. Caso de Bom Sucesso (2019), ótima novela das sete que funcionaria muito bem nos finais de tarde da Globo.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.