Globo quer novata para reviver personagem que mexeu com o Brasil

Maria Luisa Mendonça na novela Renascer (Reprodução / Globo)

Em 1993, a personagem de Maria Luisa Mendonça em Renascer deu o que falar. Buba foi apresentada como “hermafrodita”, ou seja, uma pessoa com órgãos reprodutivos de ambos os gêneros ou fora da binaridade. Este termo já caiu em desuso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maria Luisa Mendonça na novela Renascer (Reprodução / Globo)

A trama de Benedito Ruy Barbosa vai ganhar um remake no ano que vem, que será escrito pelo autor Bruno Luperi, também responsável pela atualização de Pantanal (2022). Com isso, a direção da Globo pretende lançar um novo rosto para viver o tipo que catapultou a carreira de Maria Luísa Mendonça.

Personagem polêmico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Renascer, Buba entra na trama como amante de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira). O jovem, um dos filhos do protagonista José Inocêncio (Antonio Fagundes), vive uma crise em seu casamento e, após uma briga, sai de casa e conhece Buba.

Venâncio se envolve com a moça, mas, na primeira noite em que ficam juntos, ele a confunde com uma travesti e decide se afastar dela. Depois, ele descobre que Buba, na verdade, é uma “hermafrodita”, ou seja, uma pessoa que possui variações no corpo que fogem do padrão binário. Ao saber do que se trata, Venâncio tenta se reaproximar, mas Buba não aceita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Na trama, Buba é filha de um empresário conservador que a batizou como Alcides Junior e a criou como menino. No entanto, ao crescer, a feminilidade de Buba vêm à tona e ela passa a se reconhecer como mulher. Por conta disso, Buba é expulsa de casa.

Intersexo

Atualmente, a condição de Buba é conhecida como intersexo. Pessoas intersexuais nascem com características sexuais que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.

Ou seja, no remake de Renascer, a história de Buba deve ser atualizada, com as denominações corretas e as devidas explicações sobre intersexualidade. Por conta disso, a Globo pretende buscar uma atriz novata para encarnar a personagem.

Assim como lançou Maria Luisa Mendonça em 1993, Buba deve lançar uma nova atriz em 2024, quando deve estrear o remake de Renascer. De acordo com Fefito, colunista do Splash UOL, o canal já busca uma artista desconhecida para viver Buba. Ainda não se sabe se a emissora pretende recorrer a uma pessoa intersexo para a missão.

Sucesso

Maria Luisa Mendonça em Viver a Vida (Foto: João Miguel Júnior)

Em 2018, Maria Luísa Mendonça deu uma entrevista ao jornal O Globo, na qual recordou sua estreia na TV. A atriz lembrou que Buba fez um enorme sucesso e seu figurino, repleto de vestidos com estampas floridas, era repetido nas ruas.

“Foi minha primeira personagem na televisão aos 23 anos, e eu tinha plena consciência da importância da discussão. Foi uma personagem que me projetou como atriz num papel que me exigiu muita coragem”, lembrou a estrela.

Na matéria, a atriz disse que sentiu que parte do público recebeu Buba com preconceito por conta de sua condição. Mas muita gente aprovou o fato de a novela tocar no assunto, num tempo em que o tema era bastante obscuro e discussões sobre gênero engatinhavam.

“A Buba me deixou com ainda mais respeito pelas diferenças e pela profissão de atriz. Ela me ensinou a ser mais forte aceitando e, quando possível, transformando minhas fragilidades”, disse.

Sair da versão mobile