Depois de mandar cortar cena em que o diabinho de José Inocêncio (Marcos Palmeira) aparece em Renascer, a Globo tomou uma decisão. A medida inicial foi tomada para evitar polêmica com o público mais conservador.

Marcos Palmeira em Renascer
Marcos Palmeira em Renascer

Na trama de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993, o cramulhãozinho apareceu por diversas vezes, até em tamanho grande, e se tornou um dos chamativos do folhetim. Mas a Globo preferiu não arriscar logo de cara no remake.

Com receio de uma possível rejeição do público, a emissora foi mais cautelosa e decidiu deixar o bicho ruim escondido, mostrando somente a garrafa em que ele está trancado na casa do fazendeiro.

Globo alterou cena por medo

A princípio, a Globo gravou cenas que mostravam a figura do diabinho dentro da garrafa, mas uma nova decisão do departamento de dramaturgia do canal mudou tudo depois das sequências já feitas.

De acordo com informações do jornal O Globo, a emissora alterou algumas cenas para que o cramulhãzinho não ficasse em evidência. Para isso, as imagens em que ele dava das caras sofreram mudanças para não mostrá-lo diretamente.

Cena cortada de Renascer

Humberto Carrão em Renascer
Humberto Carrão em Renascer

Anteriormente, uma cena da primeira fase do folhetim em que o diabinho apareceria foi cortada. O roteiro da trama indicava que ele apareceria como se estivesse dançando.

Essa sequência aconteceria no momento em que o jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) coloca a criatura junto ao altar de Nossa Senhora, que está na sala de sua casa desde que Maria Santa (Duda Santos) quis assim.

No entanto, a parte que mostraria a figura em 3D na tela acabou sendo cortada. A alteração foi realizada por causa de um receio de afastar uma parcela dos telespectadores da novela no início, quando a audiência ainda está em fase de consolidação.

Decisão tomada

Bruno Luperi
Bruno Luperi

Porém, em nova decisão, a Globo mudou de ideia sobre o veto à imagem do cramulhãozinho em Renascer e as cenas poderão ser fiéis ao texto do autor Bruno Luperi.

Segundo o jornal O Globo, a emissora resolveu liberar para exibição sem alterações as sequências que mostram o bicho ruim. O entendimento nos bastidores é de que a novela já se consolidou entre o público e que isso não deve espantar mais os telespectadores.

A atitude anterior da Globo não surpreende tanto diante das atitudes que a emissora vem tomando nos últimos anos, quando passou a adotar uma postura mais conservadora após acenar para o público evangélico, com quem tenta uma aproximação.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.