Reprisada na faixa Edição Especial, Mulheres de Areia (1993) deverá ficar no ar até fevereiro de 2024, mas a trama pode fazer a Globo pensar em novas possibilidades.

Mulheres de Areia - Gloria Pires e Guilherme Fontes
Guilherme Fontes (Marcos) e Gloria Pires (Ruth) em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

O folhetim protagonizado por Gloria Pires, que interpreta as gêmeas Ruth e Raquel, deu uma derrapada no início, oportunizando um avanço da Record, mas começa a entrar nos trilhos.

Assim como as antecessoras, O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate Com Pimenta (2003), a novela de Ivani Ribeiro tem oscilado entre 11 e 13 pontos no Ibope. Assim, a emissora agora vive um dilema para ampliar ainda mais esses índices na busca por uma substituta ideal.

[anuncio_1]

Qual será a substituta de Mulheres de Areia na Globo?

A Viagem - Guilherme Fontes
Guilherme Fontes como Alexandre em A Viagem (Reprodução / Globo)

A Globo ainda não anunciou qual será a substituta de Mulheres de Areia, mas seguramente já tem suas favoritas. A emissora pode surpreender e abrir possibilidades para novos títulos, antes sequer cogitados, já que evita reprisar novelas muito antigas por conta da qualidade de imagem.

Uma das novelas com certa resistência por causa disso é A Viagem (1994), sempre muito lembrada pelo público. É o outro remake produzido por Ivani Ribeiro para a Globo – que assim como aconteceu com Walcyr Carrasco, pode emendar duas reprises.

No entanto, recentemente foi divulgado pela mídia que a emissora quer evitar tramas com temática espírita, por causa do público evangélico, o que inviabilizaria o retorno.

 

Correndo por fora

Barriga de Aluguel - Bruno Moreira, Cássia Kis e Cláudia Abreu
Cassia Kis, Bruno Moreira e Claudia Abreu em Barriga de Aluguel (Irineu Barreto / Agência O Globo)

Outros títulos também são bem cotados entre os telespectadores, como Tieta (1989) e Barriga de Aluguel (1991), mas têm pouca probabilidade de retorno.

No final de 2021, quando lançou a nova faixa de reprises vespertinas com O Cravo e a Rosa, a Globo anunciou que esse horário seria destinado para novelas das seis e das sete, o que barraria qualquer novela das oito, como a citada Tieta.

Mas, em tempos de decisões tão contraditórias, nada garante que a rede da família Marinho não mude de ideia de uma hora para outra.

[anuncio_3]

Tramas espíritas devem ser evitadas

Alma Gêmea - Eduardo Moscovis e Priscila Fantin
Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea (Divulgação / Globo)

A reprise de obras mais antigas pode até ser um novo caminho para a Globo resgatar clássicos que fazem sucesso entre o público e podem manter boa audiência.

Quem sabe assim, a emissora não deixa de ter uma “Walcyrdependência” após passar 19 meses reprisando novelas de Walcyr Carrasco na faixa Edição Especial.

No entanto, nada impede que a Globo recorra novamente ao seu curinga favorito e aposte num repeteco a prova de erros. Neste caso, Alma Gêmea (2005) surge como forte candidata ao posto. Um ponto negativo seria o mesmo de A Viagem: a trama com toques de espiritismo.

Outra opção de novela assinada por Carrasco seria Caras & Bocas, sempre cogitada para uma reprise na Globo.

A emissora vive um dilema para definir qual será a substituta de Mulheres de Areia e, em breve, saberemos qual será o veredito.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.