A Globo já não dá para as aberturas de novelas a mesma atenção que um dia deu, sobretudo na “era Hans Donner”. Que o diga a vinheta de Mar do Sertão, que mais parece introdução de novela mexicana. Porém, para Todas as Flores, a emissora promete novidades! A novela do Globoplay fará uma experiência pouco comum em folhetins.

Todas as Flores

A trama de João Emanuel Carneiro será aberta com a canção As Rosas Não Falam, um clássico de Cartola. No entanto, a música não será na voz do intérprete original, e nem outra regravação já feita. Serão as próprias protagonistas da novela que interpretarão a canção.

Sophie Charlotte, que vive a mocinha Maíra, e Letícia Colin, intérprete da antagonista Vanessa, soltarão a voz na abertura da novela feita para o streaming. A trilha na voz das duas artistas já pode ser ouvida no primeiro teaser de Todas as Flores, que a Globo vem veiculando em suas redes e na TV.

Atriz e cantora

Os Dias Eram Assim

Ao interpretar As Rosas Não Falam ao lado de Letícia Colin, Sophie Charlotte emplaca sua segunda abertura como cantora. Ela emprestou sua voz para a vinheta de Os Dias Eram Assim (2017), exibida pela Globo na extinta faixa das onze.

A trama era aberta com a canção Aos Nossos Filhos, composição de Ivan Lins e Vitor Martins conhecida na voz de Elis Regina, mas aqui interpretada pelos atores do elenco.

Além de Sophie Charlotte, Renato Góes, Daniel de Oiveira (foto abaixo, com Antonio Calloni), Maria Casadevall e Gabriel Leone também cantavam na introdução do folhetim de Angela Chaves e Alessandra Poggi.

Os Dias Eram Assim

A ideia de colocar os atores cantando a música de abertura foi de Carlos Araújo, diretor artístico de Os Dias Eram Assim, e que também responde por Todas as Flores. Na época da trama das onze, Sophie Charlotte confessou que ficou insegura com a empreitada.

“Quem disse que eu me sinto tranquila? Cantar para mim é uma exposição muito grande. Mas não dá para dizer não ao Carlinhos [Araújo]”, declarou a atriz ao Gshow.

Na trama e na abertura

Gaby Amarantos em Além da Ilusão

Apesar de não ser muito comum ver atores cantando na abertura de novelas que participam, a experiência já aconteceu em algumas ocasiões. Recentemente, a atriz e cantora Gaby Amarantos deu duplo expediente em Além da Ilusão, participando da trama como atriz e nos vocais da abertura, com Tic-Tac do Meu Coração.

No SBT, esta prática é um pouco mais comum. Era a própria Sophia Valverde quem cantava o tema de As Aventuras de Poliana (2018), trama na qual era a protagonista. Já em Carinha de Anjo (2016), a canção era interpretada pela atriz e cantora mexicana Lucero, que também participava da novela.

O mesmo aconteceu em Cúmplices de um Resgate (2015), em que Larissa Manoela cantava na abertura, e Chiquititas (2013), com canções interpretadas pelo elenco.

O fato de o SBT recorrer com maior frequência a este expediente se deve à opção por novelas infantis, todas com uma pegada mais musical, com clipes exibidos durante os capítulos. Mas a emissora também já fez isso em novelas adultas, como Cristal (2006), cuja canção de abertura era interpretada por Dado Dolabella, protagonista do folhetim.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor