Pelo segundo ano consecutivo, a TV Globo não transmitirá a cerimônia do Oscar, principal premiação do cinema. A emissora, mais uma vez, vai priorizar a exibição do BBB23 e deve dar de ombros às estrelas hollywoodianas. O evento pode ganhar um espaço no Globoplay, como aconteceu em 2022.

Tadeu Schmidt
Reprodução / Globo

As informações são de Flavio Ricco, colunista do R7, que adiantou que a transmissão no serviço de streaming não está garantida. Caso se confirme, a Globo repetirá a mesma estratégia adotada no ano passado, quando optou por uma exibição gratuita para não-assinantes via Globoplay. Maria Beltrão, Dira Paes, Marcelo Adnet e Fabio Porchat comandaram a atração.

Mas, enquanto há dúvidas por parte da rede carioca, a cerimônia já está confirmada em outras plataformas. O canal TNT e a HBO Max vão mostrar a 95ª edição do Oscar no dia 12 de março.

Descaso

Gloria Pires e Maria Beltrão
Reprodução / Instagram

No Brasil, a cerimônia do Oscar foi transmitida pela primeira vez pela Tupi, em 1970. Mas, a partir de 1974, a premiação de cinema passou a ser mostrada pela Globo, que a transmitiu até 1993. Já entre 1994 e 1996, a “festa da sétima arte” foi exibida pelo SBT, voltando à emissora carioca entre 1997 e 1999. Depois, o canal de Silvio Santos a exibiu novamente, entre 2000 e 2004.

Em 2005, o Oscar voltou de vez para as mãos da Globo. Mas, se o canal já não havia dado muita importância para o evento entre os anos 1970 e 2000, com transmissões burocráticas e pouco inspiradas, o descaso ficou ainda maior na década de 2000. Afinal, a premiação passou a “rivalizar” com o BBB, que se tornou prioridade.

Com isso, a Globo passou a transmitir a cerimônia pela metade, começando a mostrá-la por volta da meia-noite, com a festa em andamento. Isso quando mostrava, já que, em alguns anos, a premiação perdeu espaço porque coincidiu com o Carnaval.

Outras opções

Ana Furtado e André Marques
Reprodução

Enquanto a Globo não define o que vai fazer com o Oscar, a premiação de cinema já está confirmada no canal pago TNT e na plataforma HBO Max. A transmissão será comandada por Ana Furtado (na foto acima com André Marques(, recentemente contratada pela Warner Bros. Discovery.

Após 26 anos na Globo, onde comandou programas como o É de Casa, Ana Furtado deixou o canal em 2022. Este ano, ela assinou com a gigante internacional para se tornar a âncora das transmissões de premiações da TNT e HBO Max. Sua estreia foi no comando do Grammy, em 5 de fevereiro.

No Oscar, Ana Furtado terá a companhia do comentarista Michel Arouca. Já Caroline Ribeiro e Aline Diniz terão acesso ao tapete vermelho no Dolby Theatre de Los Angeles. A transmissão será no dia 12 de março, a partir das 21 horas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor