Globo prioriza BBB e descarta Oscar pelo segundo ano seguido
26/02/2023 às 12h18
Pelo segundo ano consecutivo, a TV Globo não transmitirá a cerimônia do Oscar, principal premiação do cinema. A emissora, mais uma vez, vai priorizar a exibição do BBB23 e deve dar de ombros às estrelas hollywoodianas. O evento pode ganhar um espaço no Globoplay, como aconteceu em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são de Flavio Ricco, colunista do R7, que adiantou que a transmissão no serviço de streaming não está garantida. Caso se confirme, a Globo repetirá a mesma estratégia adotada no ano passado, quando optou por uma exibição gratuita para não-assinantes via Globoplay. Maria Beltrão, Dira Paes, Marcelo Adnet e Fabio Porchat comandaram a atração.
Mas, enquanto há dúvidas por parte da rede carioca, a cerimônia já está confirmada em outras plataformas. O canal TNT e a HBO Max vão mostrar a 95ª edição do Oscar no dia 12 de março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Descaso
No Brasil, a cerimônia do Oscar foi transmitida pela primeira vez pela Tupi, em 1970. Mas, a partir de 1974, a premiação de cinema passou a ser mostrada pela Globo, que a transmitiu até 1993. Já entre 1994 e 1996, a “festa da sétima arte” foi exibida pelo SBT, voltando à emissora carioca entre 1997 e 1999. Depois, o canal de Silvio Santos a exibiu novamente, entre 2000 e 2004.
Em 2005, o Oscar voltou de vez para as mãos da Globo. Mas, se o canal já não havia dado muita importância para o evento entre os anos 1970 e 2000, com transmissões burocráticas e pouco inspiradas, o descaso ficou ainda maior na década de 2000. Afinal, a premiação passou a “rivalizar” com o BBB, que se tornou prioridade.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Com isso, a Globo passou a transmitir a cerimônia pela metade, começando a mostrá-la por volta da meia-noite, com a festa em andamento. Isso quando mostrava, já que, em alguns anos, a premiação perdeu espaço porque coincidiu com o Carnaval.
Outras opções
Enquanto a Globo não define o que vai fazer com o Oscar, a premiação de cinema já está confirmada no canal pago TNT e na plataforma HBO Max. A transmissão será comandada por Ana Furtado (na foto acima com André Marques(, recentemente contratada pela Warner Bros. Discovery.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após 26 anos na Globo, onde comandou programas como o É de Casa, Ana Furtado deixou o canal em 2022. Este ano, ela assinou com a gigante internacional para se tornar a âncora das transmissões de premiações da TNT e HBO Max. Sua estreia foi no comando do Grammy, em 5 de fevereiro.
No Oscar, Ana Furtado terá a companhia do comentarista Michel Arouca. Já Caroline Ribeiro e Aline Diniz terão acesso ao tapete vermelho no Dolby Theatre de Los Angeles. A transmissão será no dia 12 de março, a partir das 21 horas.