Com as gravações a todo o vapor, Terra e Paixão substituirá Travessia no horário nobre da Globo em breve. A novela de Walcyr Carrasco está prevista para estrear no dia 8 de maio e atravessará o ano, já que seu término deve acontecer apenas em janeiro de 2024.

Terra e Paixão - Tony Ramos
João Miguel Júnior / Globo

No entanto, sua substituta ainda é dúvida na emissora. A mais cotada é o remake de Renascer (1993), obra de Benedito Ruy Barbosa atualizada por Bruno Luperi.

Porém, semelhanças entre Terra e Paixão e a saga de José Inocêncio (Antonio Fagundes) podem fazer o canal mudar de ideia e surpreender na escolha do próximo título das nove.

[anuncio_1]

Tramas rurais

Renascer - Marco Ricca, Marcos Palmeira e Tarcísio Filho
Divulgação / Globo

De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, é pouco provável que a Globo opte por escalar Renascer como substituta de Terra e Paixão. Segundo o jornalista, a emissora não tem a intenção de emendar duas tramas rurais na faixa das nove. Com isso, o remake só entraria no ar no segundo semestre de 2024.

Terra e Paixão se passa em Nova Primavera, uma fictícia cidade do interior do Mato Grosso do Sul. A trama gira em torno do mundo do agronegócio, focando nos interesses do poderoso fazendeiro Antonio La Selva (Tony Ramos). Ou seja, a novela de Walcyr  terá a paisagem rural como um de seus atrativos.

Enquanto isso, Renascer vai pelo mesmo caminho. A diferença é que a história de Benedito Ruy Barbosa se passa na zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Ou seja, a paisagem rural permanece, mas sai do Centro Oeste para o Nordeste brasileiro.

Mudança

Ricardo Linhares
Renato Rocha Miranda / Globo

Normalmente, a Globo costuma evitar a repetição de temáticas em suas novelas. Neste contexto, faria mais sentido uma trama rural como Terra e Paixão ser sucedida por uma história urbana, como aconteceu com Pantanal (2022), que foi substituída por Travessia.

A grande questão é que, até aqui, a emissora não confirma mais nenhuma novela na fila das próximas produções das nove. Sabendo da falta de autores medalhões para assinar uma nova produção do horário nobre, fica fácil concluir que o canal não tem muitas opções de histórias para suceder a trama de Walcyr.

Antes da notícia de que Renascer ganharia um remake, a única obra engatilhada para a faixa era O Grande Golpe, de Ricardo Linhares (foto acima) e Maria Helena Nascimento. De acordo com o nosso colunista Duh Secco, Linhares confirmou recentemente que segue trabalhando normalmente na novela.

No entanto, apesar de ter aprovado o projeto, a direção da Globo nunca cravou o início de sua produção. Deste modo, O Grande Golpe pode até ser a substituta de Terra e Paixão, mas não há nada confirmado nesse sentido.

Surpresa

Amor de Mãe - Adriana Esteves e Regina Casé
Reprodução / Globo

Mas O Grande Golpe pode não ser o único projeto em vista para o horário das nove da Globo. Recentemente, a colunista Patrícia Kogut, de O Globo, informou que Manuela Dias, autora de Amor de Mãe (2019, foto acima), desenvolve uma nova história para a faixa.

Apesar de Amor de Mãe não ter se tornado nenhum fenômeno de audiência, e ainda ter sido muito prejudicada em razão da interrupção imposta pela pandemia, a trama foi bem avaliada pela Globo. Com isso, Manuela Dias pode ganhar uma nova chance e se firmar de vez como autora de novelas do horário nobre. Seria um bom reforço, já que faltam novelistas para a faixa.

Sendo assim, quem sabe a Globo não surpreende e escala a nova novela de Manuela Dias como sucessora de Terra e Paixão?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor