Outubro chegou com tudo na Globo! Considerando TV aberta e streaming, a empresa tem três lançamentos engatilhados.

Travessia - Drica Moraes

Além da versão light de Verdades Secretas 2, no ar desde o último dia 4, a emissora terá Travessia, estrelada por nomes como Drica Moraes (foto acima), no próxima segunda-feira (10). Já Todas as Flores chega ao Globoplay no dia 17.

Duas novelas no mesmo mês

Todas as Flores - Regina Casé

As expectativas para Travessia e Todas as Flores estão altas – Verdades Secretas 2 já é conhecida dos assinantes do streaming. A novela de Gloria Perez tem a missão de substituir o fenômeno Pantanal.

Já o folhetim de João Emanuel Carneiro, concebido para a TV aberta e deslocado para o Globoplay, gerou comentários sobre seu desenvolvimento desde sempre; o burburinho aumentou após a alteração da plataforma de exibição.

A grande questão está em torno da estratégia adotada pela Globo que, ao estrear duas grandes obras em um curto espaço de tempo, ainda que em canais diferentes, pode ofuscar a repercussão de uma ou de outra.

Plano furado?

Pantanal - Dira Paes e Marcos Palmeira

A grande preocupação está em torno da estratégia adotada pela emissora, que ao escalar duas grandes obras em um curto espaço de tempo, mesmo que sejam em plataformas diferentes, podem ofuscar o sucesso uma da outra.

O risco é grande. Travessia e Todas as Flores devem impulsionar os conteúdos de suas respectivas plataformas. Para tal, a divulgação massiva se faz necessária. As duas, porém, não tiveram o mesmo destaque de Pantanal, em chamadas e materiais divulgados na web, justamente porque precisavam dividir espaço.

A Globo sabe que tais campanhas são necessárias. Um Lugar ao Sol, com pouquíssima divulgação, amargou um dos piores desempenhos do horário nobre nos últimos anos. Uma pena…

Potencial, Travessia e Todas as Flores possuem. As duas contam com elementos característicos de seus autores, sempre atraentes para o público: Gloria Perez retoma o merchandising social, agora abordando os crimes digitais; João Emanuel Carneiro traz suas vilãs carismáticas e o clássico enredo sobre vingança.

Estratégia já foi usada há anos pelo canal

Top Model - Cecil Thiré e Malu Mader

Antigamente, era comum que as emissoras lançassem novelas e outras produções em datas próximas ou até no mesmo dia. Em 1973, por exemplo, a Globo estreou Cavalo de Aço às 20h e O Bem-Amado às 22h no mesmo 24 de janeiro.

Na década seguinte, Top Model e O Sexo dos Anjos estrearam com apenas uma semana de diferença, nos dias 18 e 25 de setembro de 1989, às 19h e às 18h.

Outro exemplo recente envolve a novela das sete Beleza Pura e a minissérie Queridos Amigos, disponibilizadas no mesmo 18 de fevereiro de 2008.

Já o SBT colocou no ar três novelas – Colégio Brasil, Antônio Alves, Taxista e Razão de Viver – no mesmo 6 de maio de 1996 em que a Globo lançou O Fim do Mundo, às 20h. Nenhum dos títulos do canal de Silvio Santos funcionou.

A Record também costumava colar as estreias de suas tramas nas da emissora-líder.

Compartilhar.