A Globo está em processo de definição para escolher a substituta de Mulheres de Areia (1993) na faixa Edição Especial. Entre os títulos cotados estão A Viagem (1994) e Alma Gêmea (2005), mas para isso a emissora terá que derrubar uma determinação do atual comando, que tem evitado escalar tramas espíritas no canal.
Sucesso de Ivani Ribeiro (1922-1995), o remake da trama das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) está no ar nas tardes da Globo desde o fim de junho, quando substituiu Chocolate com Pimenta (2003).
A novela ocupa uma faixa estratégica, criada pela Globo para barrar a Record. E o folhetim da década de 90 tem cumprido bem seu papel de manter a liderança isolada de audiência, assim como as antecessoras. Até o momento, tem média parcial de 12,5 pontos na Grande São Paulo.
[anuncio_1]
Quando acaba a reprise de Mulheres de Areia?
Mulheres de Areia está em exibição na faixa Edição Especial desde o dia 26 de junho. A trama, que até então vinha tendo uma exibição em ritmo “normal”, passou a ser alvo da tesoura da Globo em setembro.
Na época, a emissora começou a fazer cortes maiores na obra, acelerando a história, que chegou a ter a exibição de um capítulo e meio original por dia.
Ainda não se tem uma data certa para o término da reprise, mas se continuar no atual ritmo da edição, a novela deverá ser encerrada em fevereiro.
[anuncio_2]
Qual é a substituta de Mulheres de Areia?
Mesmo com alguns meses pela frente, o departamento de programação da Globo já começou a se movimentar para a escolha da substituta de Mulheres de Areia.
Conforme antecipamos no TV História, a emissora tem uma novela ideal para entrar no lugar da trama de Rute e Raquel. Também assinada por Ivani Ribeiro, a trama vai completar 30 anos em abril de 2024
Segundo informações do site Notícias da TV, outra produção que corre por fora é Alma Gêmea (2005), de Walcyr Carrasco, que aparece como uma das candidatas.
Outros títulos das 18h e 19h também são cogitados, já que essa faixa abriga apenas novelas desses horários. Entre as cotadas, estão Cabocla (2004), Caras & Bocas (2009) e Cheias de Charme (2012), todas já reprisadas no Vale a Pena Ver de Novo.
[anuncio_3]
Globo terá que derrubar ordem de chefão
Para reprisar novelas como A Viagem e Alma Gêmea no lugar de Mulheres de Areia, no entanto, o departamento de programação do canal terá de quebrar uma regra do atual diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares.
Alguns meses atrás, Amauri teria vetado a produção de tramas com temática espírita e, inclusive, barrado a reprise de obras que abordem o tema. Os folhetins que falam sobre o assunto, inclusive, teriam sido liberados para o Viva, na TV paga.
No entanto, segundo o Notícias da TV, uma reprise como a de A Viagem, que é muito pedida pelos telespectadores, seria uma forma de homenagear a novela de Ivani Ribeiro, além de abafar a polêmica em torno da ordem do chefão da Globo.