André Santana

Recentemente, surgiram notícias de que a Globo vinha buscando o público evangélico. Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, estaria focando o público mais conservador, baseado em pesquisas que indicam que os evangélicos serão maioria no Brasil num futuro breve.

Breno da Matta será Lívio em Renascer
Breno da Matta será Lívio em Renascer (reprodução/web)

Paralelamente, por coincidência ou não, Renascer terá um pastor evangélico entre seus personagens. Lívio, que era um padre na versão da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993, foi transformado em pastor no remake, a cargo de Bruno Luperi. Breno da Matta viverá o personagem na trama.

No entanto, o personagem terá ideias progressistas, o que pode provocar rejeição do público conservador que a Globo tanto estaria buscando.

[anuncio_1]

Pastor progressista

Jackson Costa na primeira versão de Renascer
Jackson Costa na primeira versão de Renascer

De acordo com a coluna Play, do jornal O Globo, o ator Breno da Matta viverá Lívio, um pastor com ideias progressistas em Renascer, novela que substitui Terra e Paixão em janeiro. Na primeira versão da trama, Lívio era um padre e vivido pelo ator Jackson Costa.

Segundo a publicação, o personagem chega à zona cacaueira onde se passa a história já incomodando os fazendeiros da região. Isso porque o religioso contesta muitas das atitudes dos coronéis e traz ideais progressistas ao local, até então dominado pelo conservadorismo.

Durante a trama, Lívio se envolve com Joaninha (Alice Carvalho), uma catadora de caranguejo que é casada com Tião Galinha (Irandhir Santos). Após a morte deste último, Lívio e Joaninha terão um final feliz.

[anuncio_2]

Conservadorismo

Amauri Soares
Amauri Soares (Divulgação)

Em setembro deste ano, o portal Notícias da TV informou que Amauri Soares, diretor geral dos Estúdios Globo, teria orientado seus autores a evitarem tramas espíritas, na tentativa de agradar o público evangélico conservador. O diretor teria feito esta solicitação baseado em pesquisas que indicam o crescimento de evangélicos no Brasil. Ele teria, inclusive, apontado Vai na Fé como um bom exemplo do que deve ser feito.

Na época, o canal negou que tenha feito tal orientação. Porém, ficou claro aos olhos do público que a Globo ficou mais conservadora. Os beijos entre casais do mesmo sexo, por exemplo, voltaram a ser tabu na emissora. O canal também demitiu Elizabeth Jhin, famosa por suas tramas espíritas.

Porém, uma matéria do portal NaTelinha apontou que o aceno da Globo aos evangélicos não surtiu grande efeito, ao menos por enquanto. Alas mais conservadoras ainda estariam vendo com cautela essa aproximação da emissora.

 

[anuncio_3]

Estratégia equivocada

Breno da Matta, ator de Renascer, ao lado do pastor Henrique Vieira
Breno da Matta (dir) ao lado de Henrique Vieira (Reprodução / Web)

Ou seja, se a Globo quer mesmo se aproximar do público evangélico, dificilmente isso acontecerá com Renascer. Há um afago, já que Lívio será um pastor. Porém, o religioso será um progressista – tanto que o ator chegou a conversar com o Pastor Henrique Vieira, deputado federal pelo PSOL. As ideias arrojadas do personagem devem desagradar o público conservador.

Deste modo, se a ideia de transformar o padre Lívio em pastor é mais um aceno da Globo aos evangélicos, são grandes as chances de a emissora dar um tiro no pé.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor