André Santana

A trajetória de Érico (Carmo Dalla Vecchia) em Amor Perfeito despertou no público a sensação de que a Globo vem promovendo uma espécie de boicote nos relacionamentos envolvendo pessoas do mesmo sexo em suas novelas. Afinal, o advogado começou a trama como homossexual, mas acabou se casando e formando uma família com Verônica (Ana Cecília Costa).

Carmo Dalla Vecchia, Ana Cecília Costa e Daniel Rangel
Carmo Dalla Vecchia, Ana Cecília Costa e Daniel Rangel em Amor Perfeito (Divulgação / Globo)

Havia a expectativa de que Érico retomasse seu namoro com Romeu (Domingos de Alcantara) no final da trama das seis. No entanto, os autores da novela optaram por escrever dois desfechos para o advogado. Com isso, corre-se o risco de se cometer uma grande injustiça com o personagem de Carmo Dalla Vecchia.

[anuncio_1]

Cura gay

Amor Perfeito - Domingos de Alcantara e Carmo Dalla Vecchia
Domingos de Alcantara (Romeu) e Carmo Dalla Vecchia (Érico) em Amor Perfeito (Manoella Mello / Globo)

No início de Amor Perfeito, Érico mantinha um relacionamento às escondidas com o músico Romeu. No entanto, a vilã Gilda (Mariana Ximenes) descobre as cartas trocadas pelo casal e as usa para chantagear o advogado, forçando-o a ajudá-la em seus planos contra Marê (Camila Queiroz).

Mas, no decorrer da trama, Érico acabou se afastando de Romeu e se aproximando de Verônica, com quem já mantinha uma amizade. Após viajarem juntos, eles acabaram se envolvendo e decidiram namorar. Pouco tempo depois, os pombinhos se casaram e “engravidaram”.

A “cura gay” de Érico causou estranheza, já que o ator Carmo Dalla Vecchia, antes da novela estrear, comemorou a oportunidade de interpretar um personagem homossexual na trama das seis.

“A Duca Rachid [uma das autoras da novela] me chamou para fazer esse personagem falando que tinha escrito ele pessoalmente para mim e que ele tinha algo em comum comigo pelo fato dele ser gay. E tem sido uma experiência bonita ter a chance de falar sobre um preconceito que afeta a todos nós e que, de uma maneira muito mais forte, afetou a mim pelo fato de eu ser gay”, revelou o ator ao portal iG, em 23 de maio de 2023.

[anuncio_2]

Final feliz?

Amor Perfeito - Carmo Dalla Vecchia
Carmo Dalla Vecchia como Érico em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Havia uma esperança para que a trajetória de Érico fosse corrigida e ele voltasse para os braços de Romeu no final de Amor Perfeito. No entanto, de acordo com o portal Notícias da TV, os autores Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr. optaram por escrever dois finais para o personagem.

Na última semana de Amor Perfeito, Érico viajará para o Rio de Janeiro e voltará a ver Romeu, que agora trabalha como garçom. O rapaz conta que sofreu um ataque homofóbico que lhe rendeu um problema grave nas mãos, que o impede de ser músico. Depois, Romeu diz a Érico que nunca o esqueceu, mas o advogado diz que agora está com Verônica.

Mas, no último capítulo de Amor Perfeito, Verônica vai perceber que Érico está triste e perguntará ao marido o que está acontecendo. O advogado, então, responde que está tocado por conta do ataque sofrido por Romeu. Depois disso, são duas as possibilidades quanto ao destino do personagem de Carmo Dalla Vecchia.

[anuncio_3]

Dois finais

Ana Cecília Costa e Carmo Dalla Vecchia
Ana Cecília Costa e Carmo Dalla Vecchia como Verônica e Érico em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Na conversa com Érico, Verônica pergunta se a tristeza do marido tem a ver apenas com o problema de Romeu ou se há algo mais acontecendo. Num dos finais escritos pelos autores da novela das seis, ele responderá à pergunta com uma declaração de amor à esposa.

“Esse encontro, no Rio de Janeiro, só deixou ainda mais claro, para mim, que você – você, Verônica e mais ninguém nesse mundo – é o grande amor da minha vida, a pessoa que, no fundo, eu procurei a minha vida inteira… E com quem eu quero viver até o fim dos meus dias; ao lado de quem eu quero ver a nossa menininha crescer. Que homem de sorte eu sou por ter encontrado você!”, dirá ele, selando o final feliz com Verônica.

Mas, no outro final, Érico aparece no Rio de Janeiro ao lado de Romeu, declarando-se ao namorado.

“A nossa casa vai ser aqui no Rio, é claro, mas eu vou para São Jacinto em intervalos regulares, para ficar perto da Maria Helena e ajudar na criação dela. Sem falar no cinema, que eu também preciso administrar. A Verônica vai sera minha companheira na criação da minha filha. Ela é uma mulher excepcional! E não nasceu para ser infeliz. A minha escolha está feita, Romeu. Agora eu sei que nunca poderia ser feliz longe de você”, confessará.

Ou seja, há a chance de a Globo corrigir a trajetória equivocada de Érico e respeitar sua orientação sexual, dando-lhe um merecido final feliz com Romeu. No entanto, ainda existe o risco de o canal cometer uma grande injustiça e mantê-lo ao lado de Verônica, insistindo numa “cura gay” que destruiu o personagem.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor