No ar há quase um mês, o Encontro com Patrícia Poeta ainda vem rendendo muitas críticas do público. A falta de entrosamento entre a titular e seu parceiro Manoel Soares tem sido o principal motivo para o descontentamento da audiência com o matinal.

Patricia Poeta

Oficialmente, a Globo diz que confia em Patrícia e que acredita que o tempo servirá para aparar qualquer aresta da atração. A emissora lembra que, com Fátima Bernardes, também houve uma estranheza inicial, que acabou superada conforme o programa foi ficando mais maduro.

Entretanto, a notícia de que o Encontro será suspenso da programação no período da Copa do Mundo fez levantar uma dúvida: o matinal sobreviverá após este tempo fora do ar? Ou seria a Copa uma desculpa perfeita para se livrar de vez do programa?

Suspensão

Brasil

O Encontro com Patrícia Poeta ficará fora do ar entre 21 de novembro e 19 de dezembro de 2022. O matinal não será exibido para acomodar os jogos da Copa do Mundo do Qatar, que acontece neste período.

No início da competição, quando acontecem vários jogos por dia, a Globo também não exibirá Mais Você, Sessão da Tarde, Sessão de Sábado, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Auto Esporte, Temperatura Máxima e a reprise de novela da tarde (que será a substituta de O Cravo e a Rosa).

Ana Maria Braga

No entanto, quando a Copa do Mundo entrar na fase do mata-mata, a maioria destes programas volta ao ar. Nas manhãs, o programa de Ana Maria Braga retornará, sendo exibido mais cedo e com menos tempo de duração.

É aí que entra a desconfiança: por que a Globo optou pelo Mais Você, e não pelo Encontro, para ser exibido na fase final da Copa? A princípio, o Encontro tem um formato mais jornalístico e, portanto, poderia ser um espaço para repercutir o andamento dos jogos. Ou seja, seria o Encontro, e não o Mais Você, a escolha óbvia para retornar ao ar durante a Copa.

Se Joga?

Se Joga

Outro motivo que provoca a desconfiança quanto ao fim do Encontro é o histórico da própria Globo, que costuma se aproveitar de mudanças temporais para fazer faxina na grade. O mais recente caso neste sentido é o Se Joga, de Fernanda Gentil.

Lançado como o novo programa das tardes da emissora, ocupando a vaga do Vídeo Show, o Se Joga entrou no ar no final de 2019. Mas, em março de 2020, quando começou o período de isolamento social em razão da pandemia da covid-19, a atração também comandada por Fabiana Karla e Érico Brás saiu do ar.

Oficialmente, a Globo suspendeu seus programas diários ao vivo como uma forma de garantir a segurança de suas equipes. A ideia era retomar suas produções assim que possível.

Encontro

Aos poucos, isso realmente aconteceu. Encontro com Fátima Bernardes voltou ao ar depois de um mês. Ana Maria Braga retornou junto, inicialmente como um quadro dentro do Encontro e, depois, com o Mais Você propriamente dito. Apenas o Se Joga não retornou.

Ou seja, ficou claro que a emissora aproveitou as mudanças impostas pela pandemia para resolver o problema do Se Joga, que perdia constantemente para a Record e era alvo de severas críticas. A atração até retornou no ano seguinte, mas já era um outro programa: semanal e com formato completamente diferente. Ainda assim, durou pouco.

Sendo assim, não seria impossível acontecer algo parecido com o Encontro. Se o programa não encontrar seu rumo até o final do ano, pode ser que ele não veja a virada do ano para 2023.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor