André Santana

Após uma breve separação, Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela) voltaram às boas em Travessia. E, para celebrar este retorno apaixonado, o casal se entregou à paixão numa intensa cena de sexo. A trama de Gloria Perez não economizou na sensualidade, explorando os corpos nus dos dois atores.

Travessia - Lucy Alves e Romulo Estrela
Reprodução / Globo

Não é a primeira vez que Travessia apela para a nudez de seus protagonistas. Desde que iniciaram o romance, Brisa e Oto aparecem em cenas de alta voltagem sexual. No entanto, é curioso que a novela das nove da Globo dê espaço ao recurso pouco tempo depois da emissora ter passado a tesoura em Verdades Secretas 2, recheada de sequências ousadas.

Versão “light”

Verdades Secretas 2 - Agatha Moreira e Camila Queiroz
Reprodução / Globoplay

No final de 2021, quando foi lançada no Globoplay, Verdades Secretas 2 deu o que falar com suas cenas de sexo. O canal, aliás, aproveitou bem o bafafá em torno das tais sequências, no intuito de potencializar a divulgação da obra e instigar a curiosidade do público.

Deu certo. Verdades Secretas 2 foi um grande sucesso da plataforma e suas mais variadas sequências de cama renderam pano para a manga. A Globo aproveitou a “liberdade” do streaming para investir em transas diversas: casais heterossexuais, homossexuais, sexo oral, sexo anal, sadomasoquismo, menáge a trois… Teve de tudo!

Mas, ao chegar à TV aberta, no ano seguinte, Verdades Secretas 2 foi vítima da tesoura. Suas cenas ousadas foram bastante suavizadas e boa parte delas foi simplesmente cortada da “versão especial para a TV”.

Foram tantos os cortes que os 50 capítulos originais foram transformados em 27.

Sexo às nove

Verdades Secretas 2 - Camila Queiroz e Romulo Estrela
Reprodução / Globoplay

Verdades Secretas 2 reinaugurou a faixa de novela das onze da Globo. Mas, preocupada com o teor sexual intenso da trama de Walcyr Carrasco, a emissora tratou de programar sua exibição para ainda mais tarde, em torno da meia-noite.

O horário inusitado prejudicou a obra, que registrou baixos índices de audiência.

Porém, esta mesma preocupação parece não atingir Travessia. A trama já começou com cenas ousadas, quando o bumbum de Chay Suede, o Ari, apareceu exposto logo na primeira semana. Mas, de uns tempos para cá, as sequências de nudez têm ficado mais frequentes.

Sem pudores

Travessia - Chay Suede e Lucy Alves
Reprodução / Globo

Travessia já explorou, por exemplo, a retaguarda de Romulo Estrela até mesmo em prosaicas cenas de banho. E suas sequências com Brisa são sempre intensas, com o corpo de Lucy Alves também sendo bastante explorado.

As cenas de sexo de Travessia estão longe de serem de mau gosto. Mas a diferença no tratamento entre Verdades Secretas 2 e a atual novela das nove mostra o quanto a Globo está desesperada para tentar elevar a audiência do horário.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor