Dyego Terra

A Globo tem uma regra instaurada há tempos, que nunca vigorou de fato. O canal evita que um ator ou atriz apareça em mais de uma produção ao mesmo tempo.

Travessia - Chay Suede, Lucy Alves e Romulo Estrela

É bem verdade que, durante um determinado período, a emissora cumpriu tal intento. Porém, com a pandemia de Covid-19, a medida caiu por terra. Até agora, a Globo não conseguiu restabelecer a ordem.

Onipresença

Verdades Secretas - Romulo Estrela

O objetivo da Globo é gerar mais credibilidade para o personagem que um astro ou uma estrela interpreta. Assim, o tipo não divide as atenções com outro vivido pelo mesmo nome e o público “embarca” na proposta dramatúrgica da casa.

Além disso, o canal tenta evitar o desgaste de imagem com várias aparições de um mesmo talento na TV. O público pode enjoar da figura pública, estando ela envolvida em mais de uma produção ao mesmo tempo ou em um curto período.

É o que acontece no momento com Romulo Estrela. No ar em Travessia, ele também pode ser visto nas madrugadas em Verdades Secretas 2. Às quintas-feiras, o ator também aparece em Ilha de Ferro.

Tentativas e erros

Haja Coração - Malvino Salvador e Mariana Ximenes

Tal regra vale desde a década de 1990. A partir dos anos 2000, contratados da casa passaram a aparecer ao mesmo tempo em novelas e humorísticos, por exemplo. Foi o caso de Fabiana Karla, que se dividiu entre o Zorra Total e Amor à Vida, em 2013.

Com Silvio de Abreu à frente da Dramaturgia, a norma voltou a valer. O que não impediu, por exemplo, que Cleo e Mariana Ximenes surgissem na mesma época na novela Haja Coração e na série Supermax, produzida originalmente para o Globoplay, em 2016.

Tá em todas!

Salve-se Quem Puder - Rafael Cardoso

Hoje em dia, muitas produções são disponibilizadas, a princípio, no streaming. Quando tais títulos chegam à TV aberta, a coincidência de nomes com produções no ar é inevitável.

A situação na pandemia foi atípica. Malu Galli saiu da inédita Amor de Mãe, cujas gravações foram paralisadas, mas seguiu em cena com as edições especiais de Totalmente Demais (2015), Malhação – Viva a Diferença (2017) e A Vida da Gente (2011).

Lilia Cabral esteve nas três produções reapresentadas às nove: Fina Estampa (2011), A Força do Querer (2017) e Império (2014).

Rafael Cardoso, por sua vez, foi visto em quatro folhetins ao mesmo tempo. Além de Tititi (2010) em Vale a Pena Ver de Novo, o ator bateu ponto às seis com A Vida da Gente, às sete com a inédita Salve-se Quem Puder e às nove com Império.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor