Globo não admite, mas se arrependeu de ter apostado em Travessia
24/11/2022 às 11h45
Não é a primeira vez que Glória Perez joga para o público a responsabilidade sobre o fracasso de uma novela. No último fim de semana, a autora travou nova batalha contra seguidores do Twitter que criticavam Travessia, repetindo o bate-boca com os internautas ocorrido em 2013, na época de Salve Jorge.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ressentida com as críticas, La Perez devolveu fazendo pouco caso e até subestimando a inteligência do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Liga o tico e o teco”, respondeu a um seguidor.
Bonde do recalque
Salve Jorge entrou para a história como uma das novelas com mais furos no roteiro. Uma desculpa muito usada por Glória Perez foi a da licença poética, de que novela é ficção, não tem a obrigação de mostrar a realidade. Sua frase “É preciso voar!” é até hoje usada para justificar a ausência de verossimilhança em tramas de novelas.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Garota do Momento: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Salve Jorge enfrentou rejeição e críticas de toda parte. A autora apelidou os usuários de redes sociais que criticavam sua novela de “bonde do recalque”. Chegou a sugerir que havia gente recebendo dinheiro para falar mal da trama. Contudo, as críticas geraram ruído e repercussão. O próprio bonde do recalque funcionou para engajamento, gerando divertidos memes na internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O bafão se repete em Travessia. Glória não deixa barato, enfrenta os detratores de sua obra, responde à altura. A diferença dessa vez é que o público não está disposto e engajar com memes engraçadinhos, mesmo porque não há nada de engraçado na novela.
Com a oferta de streaming, quem quer ficar preso a uma história sem pé nem cabeça? Tem coisa muito melhor pra assistir na concorrência (streaming) e até na Globo (Globoplay), como Todas as Flores.
Arrependimento
A trama de Travessia começou de um jeito, prometendo abordar fake news, e hoje se resume à disputa de guarda de um casal pelo filho. Esta é a história central da novela aprovada pela Globo: fraca, insuficiente, sem apelo. Fora que não é nada agradável assistir diariamente a um casal se digladiando por causa de uma criança. Será que a emissora se arrependeu de ter aprovado isso?
Com uma trama central ruim e sem tramas paralelas interessantes que pudessem aliviar, a novela patina. Para piorar, os atores parecem pisando em ovos. A mocinha Brisa é chata, Chay Suede e Jade Picon têm o sex appeal de um chuchu, e Humberto Martins desaprendeu a atuar – ele precisava mesmo de tanto tempo de tela?
Enquanto isso, o público voa… para o streaming.