No ar desde março em Edição Especial, a reprise de Cheias de Charme (2012) não correspondeu às expectativas de audiência da Globo. A emissora esperava manter o resultado obtido pela antecessora Mulheres de Areia (1993), mas isso não aconteceu.

Claudia Abreu em Cheias de Charme
Claudia Abreu em Cheias de Charme

Além de enfrentar baixa audiência, a trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira ainda terá que passar por uma “suspensão”. Por conta de uma nova estratégia de programação, a emissora vai tirar a novela do ar no final de julho.

Cheias de Charme cederá seu horário às transmissões dos Jogos Olímpicos de Paris, que começa no dia 26 de julho.

Por que Cheias de Charme vai sair do ar no final de julho?

A Globo promete uma ampla cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024 na capital da França. Por isso, serão necessários vários ajustes na grade de programação.

A maior “prejudicada” no período será a Edição Especial de Cheias de Charme. De acordo com o site TV Pop, a saga das Empreguetes ficará fora do ar entre 26 de julho e 10 de agosto, retornando à programação apenas após a competição, em 12 de agosto.

Além da suspensão da novela, outras mudanças acontecerão na grade. O Hora 1 e o Jornal Hoje, por exemplo, terão horários “flutuantes”, a depender da agenda do dia. Já o Bom Dia Brasil e os jornais regionais terão edições menores, dependendo da programação.

Por fim, a reprise de Alma Gêmea (2005) também poderá ser suspensa em alguns dias, a depender do desempenho do Brasil nos jogos. Mas os dias sem novela serão exceção; no geral, a novela segue normalmente.

Não será a primeira vez

Murilo Benício e Taís Araújo em Geração Brasil
Murilo Benício e Taís Araújo em Geração Brasil

Curiosamente, não é a primeira vez que a Globo suspende uma novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira por conta de um evento esportivo. Em 2014, a dupla estava no ar com Geração Brasil quando precisou enfrentar um hiato por conta da Copa do Mundo no Brasil.

A trama estrelada por Murilo Benício e Taís Araújo exibida às 19h ficou fora do ar entre 13 e 21 de junho de 2014. Para que o público não se esquecesse da novela, a emissora exibiu pílulas de três minutos, que recapitulava a história e promovia uma ação interativa com os espectadores.

No entanto, a novela foi um grande fiasco de audiência. Por isso, a ação não funcionou e a pausa forçada serviu para prejudicar ainda mais o desempenho da trama. Tanto que Geração Brasil fechou com média geral de 19,4, na época o pior desempenho de uma novela das sete. O fiasco só foi superado por Fuzuê (2023), que fechou com 19,3.

Quando acaba Cheias de Charme na Globo?

A princípio, a Globo tinha a intenção de levar a reprise de Cheias de Charme até o final de agosto. No entanto, por conta das mudanças na grade ocasionada pela Olimpíada, o plano pode ser alterado.

A emissora ainda não bateu o martelo quanto ao término do repeteco. Não está descartado, inclusive, que a novela saia do ar mais cedo, já que não correspondeu às expectativas de audiência.

O canal também não definiu qual novela substituirá Cheias de Charme na Edição Especial. Há a chance de a faixa de reprises ser trocada por um novo programa ao vivo – Eliana, inclusive, está cotada para assumir o horário – mas, se isso realmente acontecer, deve ser apenas em 2025. Ou seja, por enquanto, a Edição Especial continua.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor