Sem empolgar após quatro meses no ar, Renascer já vem sendo deixada de lado pela Globo. Com a falta de reação do remake assinado por Bruno Luperi diante da baixa audiência, a emissora voltou todas as suas atenções para Mania de Você, a próxima novela das nove.

Juan Paiva e Giullia Buscacio em Renascer
Juan Paiva e Giullia Buscacio em Renascer

A Globo nunca escondeu que a adaptação da trama de Benedito Ruy Barbosa era sua grande aposta na dramaturgia para 2024. Porém, o resultado obtido até o momento é frustrante.

O folhetim está com o ibope abaixo do esperado, derrubando os índices que recebeu da antecessora Terra e Paixão. Além disso, também não tem tido muita repercussão desde que se iniciou a segunda fase.

Renascer frustra a Globo

A expectativa da Globo era de que Renascer repetisse o sucesso que fez em sua primeira versão, exibida em 1993, e repetisse o êxito do remake de Pantanal, produzido em 2022, e que na ocasião turbinou o horário nobre com audiência e repercussão.

Mas, dessa vez, a aposta na obra de Benedito Ruy Barbosa frustrou a emissora. A adaptação derrubou os índices da faixa das 21h, que vinha em alta de Terra e Paixão.

Renascer acumula média de 25,5 pontos até o momento, um ponto a menos que média geral da trama de Walcyr Carrasco, que fechou com 26,6 pontos de média, e bem longe dos 29,6 pontos de média geral alcançados por Pantanal.

O folhetim ainda tem tempo para reagir, mas as expectativas não são tão boas.

Novela não reagiu após mudanças

Juan Paiva e Rodrigo Simas em Renascer
Juan Paiva e Rodrigo Simas em Renascer

O problema é que Renascer não tem reagido nem mesmo com reviravoltas e mudanças promovidas pela Globo. O capítulo marcado pela morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), por exemplo, registrou 27,9 pontos de média em 22 de abril.

O recorde da novela até o momento foi no dia 16 de abril, quando registrou 28 pontos, beneficiada pela espera para a final do BBB 24.

Como a maior parte dos capítulos da trama foram escritos de forma antecipada para facilitar as gravações na Bahia, não há possibilidade de muitas mexidas do autor Bruno Luperi no enredo.

Diante dessa situação, a emissora alterou o folhetim na edição e cortou cenas para acelerar algumas reviravoltas e tornar o desenrolar da história mais ágil. Mas nem isso surtiu efeito.

Qual será a substituta de Renascer?

Após as várias tentativas frustradas, a Globo parece ter jogado a toalha de vez e desistido de “ressuscitar” a audiência de Renascer. A rede já demonstrou que virou a chave e está com todas as atenções voltadas para a substituta.

Tanto que a emissora iniciou nesta quinta-feira (16) a divulgacão de Mania de Você, a nova novela das nove escrita por João Emanuel Carneiro, que estreia somente em setembro. O canal aproveitou o início da preparação do elenco do folhetim para disparar as primeiras informações oficiais sobre a nova novela.

Não é comum que a Globo comece a promover sua próxima trama com tanta antecedência, afinal restam quase quatro meses de Renascer pela frente. É um recado de que já desistiu de emplacar a atual novela e está apostando tudo na próxima.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.