CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim que a Globo anunciou que fará um remake de Elas por Elas (1982), clássico de Cassiano Gabus Mendes, começou a corrida para se descobrir quem será o intérprete do mais famoso personagem do folhetim. É muita a curiosidade sobre o novo Mário Fofoca, detetive atrapalhado que marcou a carreira do saudoso Luis Gustavo.
Divulgação / GloboSegundo a “bolsa de apostas”, a preferência da Globo é por um nome do humor, como Marcelo Adnet ou Eduardo Sterblitch. No entanto, o canal tem a melhor opção para o papel em seu cast, mas, parece, ainda não enxergou isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quem melhor para reviver Mário Fofoca que Cassio Gabus Mendes, filho do autor da trama?
Herdeiro no elenco
Segundo Patrícia Kogut, colunista de O Globo, os autores da nova versão de Elas por Elas esperam contar com Cassio Gabus Mendes no elenco. Alessandro Marson e Thereza Falcão “sonham” com a presença do artista, até como uma forma de homenagear o autor original.
Além disso, seria uma reverência ao próprio Cassio Gabus Mendes, que estreou na TV justamente em Elas por Elas. Na trama, ele era Elton, filho de Carmem (Maria Helena Dias), uma das sete protagonistas do enredo. O rapaz era um adolescente que se mostrava tímido diante da família, mas estava sempre rodeado de amigos.
Após sua estreia em Elas por Elas, Cassio Gabus Mendes não parou mais e emplacou inúmeros personagens em novelas da Globo. Ele esteve em várias novelas assinadas pelo pai, como Ti-ti-ti (1985), Brega & Chique (1987), Meu Bem, Meu Mal (1990) e O Mapa da Mina (1993). Além disso, fez sucesso em Vale Tudo (1988) e Tieta (1989), entre várias outras.
Recentemente, ele deu vida ao simpático Afonso de Éramos Seis (2019). Atualmente, Cassio pode ser visto como o promotor Luis Felipe em Todas as Flores, novela da Globo lançada no Globoplay.
Em família
Em sua longa carreira, Cassio Gabus Mendes se mostrou um dos atores mais versáteis de sua geração. Ele emplacou mocinhos, vilões, ricos, pobres, desajustados… Também circulou livremente pelo drama e pela comédia, sempre roubando a cena. Seu histórico deixa claro que ele teria todas as condições de fazer um Mário Fofoca bem interessante.
Além disso, ao assumir o terno xadrez do personagem, Cassio Gabus Mendes faria uma “dupla homenagem”. Ele celebraria a memória de seu pai, Cassiano Gabus Mendes (foto acima), e também de seu tio, Luis Gustavo, o intérprete original. Estaria “em família”.
Mais homenagens
Se Cassio Gabus Mendes fosse o escolhido para viver Mário Fofoca, ele celebraria em cena o legado de seu pai, que foi um dos maiores nomes da história da televisão brasileira. Mas não seria a primeira vez que ele faria isso.
Em Um Anjo Caiu do Céu (2001), Cassio interpretou o vigarista Paulinho. Acreditando ter matado seu ex-patrão, o estilista Selmo de Windsor (Daniel Dantas), o mordomo assume a identidade dele e começa a dar aulas numa faculdade de moda. Ali, ele precisa fingir que é gay, mas logo cai de amores por Virgínia (Deborah Evelyn), o que compromete seu disfarce.
Na época, o autor de Um Anjo Caiu do Céu, Antonio Calmon, explicou que criou Paulinho para o ator como uma homenagem a Cassiano Gabus Mendes, já que sua novela tinha a moda como pano de fundo, assim como Ti-ti-ti. Paulinho, então, carregava características de Ari/Victor Valentim (Luis Gustavo), já que era um farsante, e de Jacques Leclair (Reginaldo Faria), pois fingia ser gay.
Em Ti-ti-ti, aliás, Cassio viveu Luti, filho de Ari/Valentim.