André Santana

Vários são os fatores que fazem de Vai na Fé o maior acerto da Globo este ano até aqui. O texto inspirado de Rosane Svartman, a direção segura de Paulo Silvestrini e um elenco em estado de graça ajudam a explicar o êxito do folhetim das sete.

Vai na Fé- Sheron Menezzes
Sheron Menezzes como Sol em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

Um dos trunfos, sem dúvidas, é a protagonista Sol. A heroína parece de carne e osso, já que vive conflitos e dilemas reais, que geram imediata identificação com o espectador. Sheron Menezzes, que há tempos merecia um papel principal digno de seu talento, dá ainda mais credibilidade à mocinha com seu carisma e interpretação sensível.

Mesmo a Globo corrigindo a injustiça de nunca ter presenteado a atriz com uma protagonista – o que aconteceu só agora, após 21 anos da artista na emissora carioca -, vale lembrar que Sheron Menezzes não foi a primeira opção para viver a vendedora de marmitas que faz sucesso como backing vocal de um cantor de funk. Será que Sol seria este êxito todo nas mãos de outra atriz?

[anuncio_1]

Em busca de uma mocinha

Jessica Ellen e Regina Casé - Amor de Mãe
Jéssica Ellen (Camila) e Regina Casé (Lurdes) em Amor de Mãe (Divulgação / Globo)

Assim que as primeiras notícias sobre Vai na Fé começaram a circular na imprensa especializada, quando a novela ainda atendia pelo título Tente Outra Vez, a atriz Jéssica Ellen foi apontada como a favorita para viver Sol.

De acordo com o portal Notícias da TV, a Camila de Amor de Mãe (2019) era a mais cotada para o papel. No entanto, seu nome foi descartado porque, na época, Jéssica já estava reservada para Mar do Sertão, trama na qual viveria Xaviera. Porém, a atriz engravidou e acabou deixando o elenco da novela das seis, sendo substituída por Giovana Cordeiro.

Deste modo, a equipe de Vai na Fé começou as buscas pela atriz ideal para encarnar Sol. Como a Globo já não dispõe de um grande banco em seu elenco fixo, foi preciso considerar várias opções, incluindo gente “de fora”.

Aliás, foi o que acabou prevalecendo. Sheron Menezzes já não tinha contrato de exclusividade com a casa quando foi a escolhida para viver Sol. Tanto que ela vinha de um trabalho na Netflix, a série Maldivas (2022).

Leia também: Briga dos bastidores marcou saída de astro da Globo: “Dedo na cara”

Difícil imaginar

Sheron Menezzes e Samuel de Assis - Vai na Fé
Sheron Menezzes (Sol) e Samuel de Assis (Ben) em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

Mas, apesar da indefinição inicial, a escolha por Sheron Menezzes acabou soando mesmo como a mais acertada. Afinal, do alto de seus 21 anos de televisão, a atriz alcançou a maturidade cênica ideal para viver uma mulher como Sol, que tem 40 anos e é mãe de família.

Ou seja, é difícil imaginar Sol sendo interpretada por outra atriz. Jéssica Ellen é extremamente talentosa e, sem dúvidas, tinha condições de fazer um ótimo trabalho, assim como qualquer outra atriz que viesse a ser escolhida. Porém, seria outra Sol.

Afinal, Sheron Menezzes deu à mocinha de Vai na Fé uma potência que parece emprestada de sua intérprete. A atriz não precisou vender marmitas para sustentar seus filhos como Sol, mas sua trajetória profissional é marcada pela mesma garra demonstrada pela protagonista da trama das sete.

Sheron começou ainda muito jovem na TV, acumulando diversos personagens coadjuvantes. A atriz entrou em cena num momento em que a representatividade inexistia na telinha, e que personagens negros eram, quase sempre, empregados domésticos sem história própria. Tanto que ela mesma viveu várias personagens assim em sua carreira.

Vitoriosa

Vai na Fé - Sheron Menezzes
Sheron Menezzes em Vai na Fé (João Miguel Júnior / Globo)

Na novela de Rosane Svartman, Sol encarou os perrengues da vida com esforço e otimismo. A jovem arregaçou as mangas e fez o possível para sustentar a família, seja vendendo suas quentinhas ou como dançarina de funk. Ela agarrou as oportunidades e deu a volta por cima.

Sheron Menezzes teve trajetória similar. A atriz driblou todas as dificuldades do início da carreira, conseguindo superar até uma fama de arrogante que sempre a cercou. Como resultado, construiu uma carreira sólida e conquistou o público, sobretudo em suas personagens mais recentes, como a Diara de Novo Mundo (2017) e a Gisele de Bom Sucesso (2019).

Assim, Sol é sua consagração. Por isso, é muito difícil imaginar outra atriz vivendo a personagem. E mais: é praticamente impossível enxergar este sucesso todo com outra intérprete no papel de Sol. Vai na Fé é a consagração de Sheron Menezzes.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor