CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na manhã desta segunda (25), uma notícia caiu como uma bomba: Fausto Silva não estará na Globo em 2022. Muito será falado e especulado, mas o fato é que essa saída é histórica e marca o fim de uma era na da televisão brasileira.
Nos anos 1980, o Programa Silvio Santos era o grande campeão de audiência nos domingos, enquanto a Globo se perdia nas tentativas em conquistar o público do SBT. Séries, filmes, shows e até desenhos: não importava o formato, a emissora carioca era sempre derrotada pelo Homem do Baú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando Gugu quase foi contratado pela Globo em 1988, Silvio Santos sentiu que a rival não estava brincando em serviço. Em uma rápida manobra, o animador impediu a sua ida e cedeu a Gugu metade de seu programa aos domingos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Após essa derrota, a emissora carioca olhou para um apresentador que fazia sucesso em um programa anárquico e bem diferente daquilo que era conhecido como Padrão Globo de Qualidade. Faustão era a principal atração do sábado à noite da Bandeirantes, com o seu Perdidos na Noite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando Faustão foi contratado, em 1988, para estrear em 1989, a ideia era trazer uma linguagem diferente aos domingos. Além do estilo debochado e sarcástico do apresentador, o modelo de auditório foi renovado, com tecnologias inovadoras, formatos modernos e totalmente ao vivo, tudo para demonstrar que o rival estava ultrapassado.
E deu muito certo: o Domingão fez a Globo ser líder no horário, fazendo o SBT se mexer e criar alternativas para voltar ao primeiro lugar no Ibope.
Com suas olimpíadas, pegadinhas e vídeocassetadas, quadro que permanece no ar até hoje, Faustão consolidou-se como um dos maiores nomes da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atração passou por várias mudanças, perdeu muitas vezes para o Domingo Legal, de Gugu, mudou o cenário, apostou em formatos estrangeiros, mas Faustão nunca perdeu a credibilidade e se mantém na liderança até hoje.
O experiente apresentador é um sucesso nas redes sociais, já foi alvo de memes, tem uma grande base de fãs e é popular com o público jovem, que não viveu os tempos áureos do auditório.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo busca por mudanças e o Domingão não está mais nos planos. Veremos o último ano do programa global de auditório que ficou mais mais tempo no ar.
Faustão chegou em 1989 para resolver um problema crônico da Globo. Sua saída, agora, pode criar outro problema igual para a emissora.
A popularidade e o sucesso de Fausto Silva podem alavancar a audiência e o faturamento de qualquer emissora. Torço para que Fausto Silva continue na tela, agradecendo a nossa audiência e paciência.