Em Renascer, a atriz Gabriela Medeiros vive Buba, jovem por quem José Venâncio (Rodrigo Simas) se apaixona. Ela é uma mulher trans que luta para ser aceita e sonha em formar uma família.

Gabriela Medeiros como Buba em Renascer
Gabriela Medeiros como Buba em Renascer (divulgação/Globo)

Em 1993, a personagem foi  vivida por Maria Luísa Mendonça e entrou em cena cercada de mistério. Na primeira versão, ela era uma pessoa intersexo, condição que, na época, era chamada de hermafroditismo. Buba vivia um namoro com José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) sem revelar que era “hermafrodita”, condição em que a pessoa nasce com características sexuais – incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários – que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.

Quando Venâncio descobre, o choque é tão grande que o rapaz volta para os braços da ex-mulher, Eliana (Patrícia Pillar). Só que ele não resiste e acaba reatando o romance com Buba mais adiante.

[anuncio_1]

Segredo na Globo

Maria Luisa Mendonça em Renascer
Maria Luisa Mendonça em Renascer (Divulgação / Globo)

Antes da estreia de Renascer, em 1993, a ordem nos bastidores da Globo era manter segredo em relação à personagem, causando muitas incógnitas. Na época, Buba foi apresentada sob uma aura de mistério em relação à sua sexualidade.

A dúvida também se referia ao desenvolvimento da trama, sem saber o que o autor Benedito Ruy Barbosa pretendia e se ele deixaria mesmo claro a dubiedade sexual da personagem, já que não se comentava nada sobre.

Tema inédito na história das novelas até então, a abordagem do tema era vista como “revolucionária” na época, provocando muita curiosidade em torno do que aconteceria.

 

[anuncio_2]

Operação de guerra para manter segredo de Buba

Marco Ricca e Maria Luisa Mendonça em Renascer
Marco Ricca e Maria Luisa Mendonça em Renascer (Reprodução / Globo)

Na época, as dúvidas continuavam até mesmo durante as gravações e os atores não entregavam nada referente a Buba. Ao falar sobre a personagem ao Jornal do Brasil do dia 20 de fevereiro de 1993, o ator Taumaturgo Ferreira foi reticente e deixou o mistério no ar.

“A relação com Buba é muito delicada, sensível, não sei se ela é hermafrodita”, despistou ele.

Emílio Di Biasi, que estava na direção da novela junto com Luiz Fernando Carvalho e Mauro Mendonça Filho, também deu uma definição misteriosa ao personagem.

”A caracterização do personagem é de extrema feminilidade, é uma figura romântica com ideais românticos”, disse.

[anuncio_3]

Quem viveu Buba na primeira versão de Renascer?

Maria Luisa Mendonça em Renascer
Maria Luisa Mendonça em Renascer (Reprodução / Globo)

A Globo se cercou por todos os lados para manter o mistério em torno de Buba. Intérprete da personagem, Maria Luísa Mendonça chegou a ter que fazer um pacto com o diretor Luiz Fernando Carvalho prometendo que não revelaria detalhes sobre Buba antes da estreia.

“Só digo que ela é muito delicada, mas queremos que esse mistério permaneça na cabeça das pessoas”, declarou a atriz.

Depois de tanto segredo, a Globo conseguiu manter o mistério em torno de Buba, que foi revelado ao longo de Renascer. Considerada uma personagem polêmica na época, a “hermafrodita” se tornou um dos tipos icônicos do folhetim de Benedito Ruy Barbosa.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.