André Santana

A Globo apostava no “mago” Walcyr Carrasco para elevar a audiência das 21h após o desastre de Travessia. No entanto, Terra e Paixão demorou a engrenar, fazendo a emissora passar por apuros novamente. Porém, nos últimos capítulos, a trama escrita por Carrasco e Thelma Guedes começou a entrar nos trilhos.

Marina Ruy Barbosa em Fuzuê e Deborah Secco em Elas por Elas
Marina Ruy Barbosa em Fuzuê e Deborah Secco em Elas por Elas (montagem/divulgação)

Mas isso não significa que o canal respira aliviado. Pelo contrário. Com os fiascos de Elas por Elas e Fuzuê, Terra e Paixão é, atualmente, a menor das preocupações da emissora. Tentando estancar a fuga de público na faixa das 18h e 19h, a Globo já começou a tomar suas providências.

A Globo pretende tentar de tudo para reverter a crise, já a baixa audiência pode gerar um prejuízo milionário para a emissora, que investe muito dinheiro nas tramas. Com pouco público, o retorno financeiro por meio de anúncios e merchandising pode ficar abaixo do esperado. Além disso, o fracasso das tramas atuais pode afetar a negociação com os anunciantes das futuras tramas.

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Fuga de público

Sheron Menezzes e Samuel de Assis
Sheron Menezzes e Samuel de Assis em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

Após as bem-sucedidas Vai na Fé (2023) e Amor Perfeito (2023), a Globo tomou um tombo com suas substitutas, Fuzuê e Elas por Elas. Nenhuma das duas conseguiu segurar o público de seus respectivos horários, fazendo a emissora mergulhar em uma crise de audiência.

Fuzuê estreou em alta na emissora, mas logo perdeu fôlego. Após anotar 24 pontos no Kantar Ibope Media em seu capítulo de estreia, a comédia de Gustavo Reiz despencou para índices entre 18 e 19 pontos. Atualmente, sua média geral está em 20, bem abaixo de Vai na Fé, que fechou com 23.

Já Elas por Elas vive uma situação ainda mais crítica. A trama de Cassiano Gabus Mendes, cuja releitura está a cargo de Thereza Falcão e Alessandro Marson, estreou com 20, mas logo viu seu público derreter. Atualmente, seus capítulos registram entre 15 e 16 pontos. A média geral, até o momento, é de 16. Amor Perfeito fechou com 19,4.

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Globo age

Giovana Cordeiro e Marina Ruy Barbosa em Fuzuê
Giovana Cordeiro e Marina Ruy Barbosa em Fuzuê (Divulgação / Globo)

A Globo, claro, já está se movimentando nos bastidores para modificar este cenário crítico. De acordo com o portal NaTelinha, a direção do canal teme que este público não retorne mais aos horários das 18h e 19h, o que já aconteceu com o público das 21h – Pantanal foi considerada um sucesso, mas teve menos público que os sucessos anteriores à pandemia.

Para evitar esta perda total, a Globo já está tomando providências. Fuzuê, por exemplo, ganhou o reforço de Ricardo Linhares, que assumiu a supervisão de texto, e vem passando por um processo de relançamento, com chamadas explicando a trama sendo veiculadas na programação.

Além disso, o canal pretende intensificar a participação dos atores da trama das sete em atrações de variedades da grade e em ações regionais. Um exemplo disso foi a recente ação envolvendo Alícia, personagem de Fernanda Rodrigues, que mostrou os bastidores do Prêmio Multishow nas redes da Globo. Vale tudo para chamar a atenção!

 

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Operação salvamento

Isabel Teixeira e Thalita Carauta em Elas por Elas
Isabel Teixeira e Thalita Carauta em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

Elas por Elas deve passar pelo mesmo processo. A emissora aguarda os resultados do grupo de discussão para tomar providências na trama das seis da Globo, cujo desempenho vem derrubando todo o horário nobre do canal. Com os resultados em mãos, os autores devem fazer alterações nos rumos da trama.

Além disso, estratégias parecidas com Fuzuê também serão adotadas na novela das seis. Elas por Elas também será relançada e a emissora vai intensificar a exibição de chamadas nos intervalos explicando a trama. O elenco também aparecerá na programação com mais frequência.

Com essas medidas, a Globo espera que os números melhorem para que as substitutas de Fuzuê e Elas por Elas sejam lançadas em melhores condições. É esperar para ver.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor