João Pedro (Juan Paiva) não para de sofrer desde o início de Renascer. Além de enfrentar a rejeição do pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira), o rapaz ainda precisa ver Mariana (Theresa Fonseca), o grande amor de sua vida, nos braços do “painho”.

Rodrigo Simas, Juan Paiva e Marcelo Mello Jr em Renascer
Rodrigo Simas, Juan Paiva e Marcelo Mello Jr em Renascer (divulgação)

No entanto, a dor de cotovelo do amigo de Zinha (Samantha Jones) não deve durar para sempre.

Em breve, entra em cena Sandra (Giullia Buscacio), a filha do coronel Egídio (Vladimir Brichta), que chega para fisgar o coração do caçula dos Inocêncio.

Um amor para João Pedro

Giullia Buscacio em Renascer
Giullia Buscacio em Renascer

Rejeitado pelo pai e pela mulher que ama, João Pedro ainda deve sofrer um bocado nos próximos capítulos de Renascer. Porém, nem tudo são tragédias na vida do rapaz. O jovem terá a chance de refazer sua vida nos braços de um grande amor.

Nos mais recentes capítulos da novela de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi, o público conheceu Egídio e sua esposa, Dona Patroa (Camila Morgado). O coronel é filho de Firmino (Enrique Diaz) e, assim como o pai, vai travar uma disputa de terras com José Inocêncio. Egídio é o grande vilão da novela e principal rival do protagonista.

O coronel e Dona Patroa são pais de Sandra, que vive em Salvador. Mas a jovem voltará a viver com os pais e se tornará vizinha de José Inocêncio e João Pedro. E não vai demorar para que ela se apaixone pelo filho do “ex-coronelzinho”.

Quem é Sandra em Renascer?

Luciana Braga como Sandra em Renascer
Luciana Braga como Sandra em Renascer (divulgação/Globo)

Na primeira versão de Renascer, produzida em 1993, Sandra foi vivida pela atriz Luciana Braga. Quando estava prestes a entrar em cena no folhetim, a estrela deu detalhes de sua personagem ao jornal O Globo, em 23 de março de 1993.

“Ela entra para ocupar um espaço vazio que ficou em João Pedro desde que Mariana casou com o seu pai. A Sandra possui um espírito revolucionário. Ela vem impregnada de urbanidade e não se deixa intimidar pelas relações estabelecidas no meio rural. Sandra é uma inconformada”, antecipou.

Durante a trama, Sandra enfrentou os desmandos do pai – que se chamava Teodoro e era interpretado por Herson Capri – e acaba assumindo o comando do bordel de Jacutinga (então Fernanda Montenegro), transformando o local em uma gafieira. O romance com João Pedro (então Marcos Palmeira) também acontece.

Aos poucos, João Pedro esquece Mariana nos braços de Sandra. Ela engravida do rapaz e os dois terminam a novela juntos e felizes.

“Sucessora” de Luciana Braga

Giullia Buscacio como Isabel em Éramos Seis
Giullia Buscacio como Isabel em Éramos Seis (divulgação/Globo)

Em 1993, Luciana Braga era uma estrela em ascensão. A atriz vinha dos sucessos Tieta (1989) e Meu Bem Meu Mal (1990), engatando Renascer na sequência. Após o sucesso da novela da Globo, a atriz migrou para o SBT, vivendo Isabel em Éramos Seis (1994).

Curiosamente, a atriz Giullia Buscacio, que viverá Sandra no remake de Renascer, tem trajetória semelhante. A jovem vem de bons serviços prestados em tramas como Velho Chico (2016) e Novo Mundo (2017), entre outras novelas. Além disso, ela também foi Isabel na versão da Globo de Éramos Seis (2019).

Ou seja, pela segunda vez, Giullia Buscacio interpreta uma personagem que já foi de Luciana Braga. Renascer marca a volta da artista às novelas após uma participação em Travessia (2022), na qual viveu Bruna Schuller.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor