Interpretada por Susana Vieira na primeira versão de Elas por Elas (1982), Vanessa Moscardón era uma personagem-chave na resolução do mistério de Patinha. É ela quem revela a identidade da amante de Átila (Mauro Mendonça) e faz até chantagem com a informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, na versão atual da trama, Thereza Falcão e Alessandro Marson descartaram a personagem. Taís (Késia) até foi chantageada na novela das seis, mas por Roberto (Cassio Gabus Mendes).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é Vanessa em Elas por Elas?
Escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1982, a primeira versão de Elas por Elas destacava a história de Márcia (Eva Wilma) – atual Lara (Deborah Secco) -, que fica viúva e descobre que seu marido estava com uma amante. Por isso, ela contrata o detetive Mário Fofoca (Luis Gustavo) para descobrir quem era a tal Patinha.
O que eles não sabem é que a amante de Átila era Wanda (Sandra Bréa) – atual Taís -, irmã de Mário e uma das melhores amigas de Márcia – ela não sabia que Átila era casado. A dondoca e o detetive, então, passam toda a novela tentando descobrir quem era a Patinha, enquanto Wanda faz de tudo para não ser descoberta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Na reta final da novela surge Vanessa Moscardón, uma ex-secretária de Átila que conhecia a identidade da amante do chefe. A partir do capítulo 136, a personagem interpretada por Susana Vieira começa a chantagear Wanda, ameaçando entregá-la para Márcia.
Fim do mistério de Patinha
Na trama, Vanessa chama Wanda de Patinha, deixando-a em pânico. Depois disso, a picareta pede as joias da irmã de Mário em troca de seu silêncio. Assustada, Wanda desabafa com Carmem (Maria Helena Dias) – atual Renée (Maria Clara Spinelli) -, que aconselha a amiga a não ceder.
Capítulos depois, Wanda e Marlene (Mila Moreira) – atual Carol (Karine Teles) – armam para enganar Vanessa. Ao mesmo tempo, a chantagista descobre que Mário, o detetive que investiga o caso da Patinha, é justamente o irmão dela, caindo na gargalhada.
No penúltimo capítulo de Elas por Elas, Vanessa procura Mário e revela que Wanda é a Patinha. No último capítulo, a conversa entre eles continua, e Mário custa a acreditar na verdade.
“A sua irmã não é tão santinha como você está pensando não”, dispara Vanessa. “Muda de profissão porque como detetive particular você é um fracasso”, diz ela, ao ser expulsa por Mário de seu escritório.
Depois disso, Mário confronta a irmã e Wanda confirma que é a Patinha. Triste, o detetive manda uma carta para Márcia pedindo demissão, sem revelar a verdade. Já Wanda se enche de coragem e finalmente conta a Márcia que é a Patinha. A dondoca fica surpresa, mas perdoa a amiga.
Vanessa ficou de fora do remake
Já na nova versão de Elas por Elas, Taís também chegou a ser chantageada, mas não por uma ex-secretária de Átila. Foi o próprio Roberto (Cassio Gabus Mendes) quem descobriu a verdade e passou a infernizar a modelo.
Com a ajuda de Vilma (Viétia Zangrandi), Roberto conseguiu rastrear o telefone da amante de Átila e descobriu que era Taís que estava com o advogado no dia da morte dele. Depois disso, ele começou a perseguir a modelo, que entrou em desespero.
Depois disso, foi o próprio Roberto quem revelou a Mário (Lázaro Ramos) que Taís era a Patinha. Enquanto isso, a modelo acaba abrindo o jogo com Lara, que se revolta ao descobrir que a amiga era a amante de seu marido e escondeu a verdade por tanto tempo.
Ao contrário da primeira versão, em que a revelação aconteceu apenas no último capítulo, no remake a situação foi antecipada. Assim, por vários capítulos, Lara permaneceu magoada e afastada de Taís. Mas, depois que a poeira baixou, elas retomaram a amizade.