Interpretada por Susana Vieira na primeira versão de Elas por Elas (1982), Vanessa Moscardón era uma personagem-chave na resolução do mistério de Patinha. É ela quem revela a identidade da amante de Átila (Mauro Mendonça) e faz até chantagem com a informação.

Susana Vieira em Elas por Elas
Susana Vieira em Elas por Elas

Porém, na versão atual da trama, Thereza Falcão e Alessandro Marson descartaram a personagem. Taís (Késia) até foi chantageada na novela das seis, mas por Roberto (Cassio Gabus Mendes).

Quem é Vanessa em Elas por Elas?

Escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1982, a primeira versão de Elas por Elas destacava a história de Márcia (Eva Wilma) – atual Lara (Deborah Secco) -, que fica viúva e descobre que seu marido estava com uma amante. Por isso, ela contrata o detetive Mário Fofoca (Luis Gustavo) para descobrir quem era a tal Patinha.

O que eles não sabem é que a amante de Átila era Wanda (Sandra Bréa) – atual Taís -, irmã de Mário e uma das melhores amigas de Márcia – ela não sabia que Átila era casado. A dondoca e o detetive, então, passam toda a novela tentando descobrir quem era a Patinha, enquanto Wanda faz de tudo para não ser descoberta.

Na reta final da novela surge Vanessa Moscardón, uma ex-secretária de Átila que conhecia a identidade da amante do chefe. A partir do capítulo 136, a personagem interpretada por Susana Vieira começa a chantagear Wanda, ameaçando entregá-la para Márcia.

Fim do mistério de Patinha

Sandra Bréa na primeira versão de Elas por Elas
Sandra Bréa na primeira versão de Elas por Elas

Na trama, Vanessa chama Wanda de Patinha, deixando-a em pânico. Depois disso, a picareta pede as joias da irmã de Mário em troca de seu silêncio. Assustada, Wanda desabafa com Carmem (Maria Helena Dias) – atual Renée (Maria Clara Spinelli) -, que aconselha a amiga a não ceder.

Capítulos depois, Wanda e Marlene (Mila Moreira) – atual Carol (Karine Teles) – armam para enganar Vanessa. Ao mesmo tempo, a chantagista descobre que Mário, o detetive que investiga o caso da Patinha, é justamente o irmão dela, caindo na gargalhada.

No penúltimo capítulo de Elas por Elas, Vanessa procura Mário e revela que Wanda é a Patinha. No último capítulo, a conversa entre eles continua, e Mário custa a acreditar na verdade.

“A sua irmã não é tão santinha como você está pensando não”, dispara Vanessa. “Muda de profissão porque como detetive particular você é um fracasso”, diz ela, ao ser expulsa por Mário de seu escritório.

Depois disso, Mário confronta a irmã e Wanda confirma que é a Patinha. Triste, o detetive manda uma carta para Márcia pedindo demissão, sem revelar a verdade. Já Wanda se enche de coragem e finalmente conta a Márcia que é a Patinha. A dondoca fica surpresa, mas perdoa a amiga.

Vanessa ficou de fora do remake

Já na nova versão de Elas por Elas, Taís também chegou a ser chantageada, mas não por uma ex-secretária de Átila. Foi o próprio Roberto (Cassio Gabus Mendes) quem descobriu a verdade e passou a infernizar a modelo.

Com a ajuda de Vilma (Viétia Zangrandi), Roberto conseguiu rastrear o telefone da amante de Átila e descobriu que era Taís que estava com o advogado no dia da morte dele. Depois disso, ele começou a perseguir a modelo, que entrou em desespero.

Depois disso, foi o próprio Roberto quem revelou a Mário (Lázaro Ramos) que Taís era a Patinha. Enquanto isso, a modelo acaba abrindo o jogo com Lara, que se revolta ao descobrir que a amiga era a amante de seu marido e escondeu a verdade por tanto tempo.

Ao contrário da primeira versão, em que a revelação aconteceu apenas no último capítulo, no remake a situação foi antecipada. Assim, por vários capítulos, Lara permaneceu magoada e afastada de Taís. Mas, depois que a poeira baixou, elas retomaram a amizade.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor