Em Renascer, José Venâncio (Rodrigo Simas) decidiu mentir para o pai ao afirmar que Buba (Gabriela Medeiros) está grávida. A mentira não deve ir muito longe, mas o “coronelzinho” voltará a ser engambelado pelo herdeiro e sua nora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se o autor Bruno Luperi mantiver o que aconteceu na primeira versão, em 1993, Buba mentirá e dirá a José Inocêncio (Marcos Palmeira) que Venâncio é o pai do filho de Teca (Livia Silva). Assim, o fazendeiro seguirá acreditando que será avô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
José Inocêncio só descobre a mentira quando o bebê nasce. Mas esta descoberta terá que ser diferente desta vez, já que a atualização feita no texto original por Bruno Luperi impede que a revelação seja feita da mesma maneira como aconteceu há 31 anos.
Como José Inocêncio descobre a mentira de Buba e Teca?
Em 1993, Antonio Fagundes vivia José Inocêncio, enquanto Buba era interpretada por Maria Luisa Mendonça e Teca era encarnada por Palomma Duarte. Após a morte de Venâncio (Taumaturgo Ferreira), elas se mudam de vez para Ilhéus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Lá, Inocêncio passa a acreditar que o bebê que Teca espera é seu neto. Assim, ele acolhe a jovem e lhe dá todo o carinho e a assistência necessários. Porém, Teca se desespera ao ver que a farsa está ameaçada.
Inácia (Chica Xavier) conta à garota que viu o espírito de Quitéria (Ana Lúcia Torre), a mãe de Santinha (Patrícia França), que lhe revelou que o bebê nascerá “pretinho”. Tempos depois, Teca dá à luz na casa de Morena (Regina Dourado) e todos se surpreendem ao verem que o bebê é negro.
O que vai acontecer com Teca em Renascer?
Antes de conhecer a criança, José Inocêncio tem um encontro com Maria Santa, que lhe diz que o bebê é “mais do que seu neto”. Depois disso, o fazendeiro constata que a criança é negra e acaba descobrindo que o pequeno não é filho de Venâncio.
Na época, inclusive, os personagens diziam que o bebê era “mulatinho”. O termo é considerado racista e pejorativo, sendo repreendido por ativistas raciais. Por isso, essa situação terá que ser reinventada por Bruno Luperi no remake.
Aliás, Luperi terá que reinventar todo este plot. Afinal, na primeira versão de Renascer, todos os personagens envolvidos eram brancos, o que não acontece no remake, que tem uma maior presença de artistas negros.
Diversidade
Em 2024, seria inconcebível que uma novela situada na Bahia tivesse elenco majoritariamente branco. A Globo, inclusive, foi duramente criticada por isso em Segundo Sol (2018). Assim, desta vez, as coisas são bem diferentes.
Na nova versão de Renascer, José Venâncio (Rodrigo Simas) é filho de uma mulher negra, Maria Santa (Duda Santos). E Teca (Livia Silva), por sua vez, também é uma menina negra. Sendo assim, não seria estranho se o suposto filho de Teca e Venâncio nascesse negro.
Deste modo, Bruno Luperi deve criar uma nova situação para José Inocêncio descobrir que vinha sendo enganado por Venâncio, Buba e Teca.